INSS: Aposentadorias, pensões e auxílios são pagos hoje (28/03) a ESTES segurados

Os pagamentos são feitos pelo INSS

Os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), referentes ao mês de março já começaram. Cerca de 37 milhões de pessoas receberão aposentadorias, pensões e auxílios nesta rodada.

De acordo com o calendário de repasses, os valores estão sendo depositados, inicialmente, para quem recebe o piso previdenciário. Após alguns dias, serão beneficiados aqueles que ganham um benefício maior.

Calendário de pagamentos do INSS – Março

O pagamento ocorre de acordo com o dígito final do Número do Benefício (NB), sem considerar o número após o hífen. Sendo assim, quem possui o número 123.456. 78 9-0, deve considerar o dígito 9 e não o 0.

Para quem recebe um salário mínimo:

  • Número final do cartão de benefício 1: 27 de março;
  • Número final do cartão de benefício 2: 28 de março;
  • Número final do cartão de benefício 3: 29 de março;
  • Número final do cartão de benefício 4: 30 de março;
  • Número final do cartão de benefício 5: 31 de março;
  • Número final do cartão de benefício 6: 03 de abril;
  • Número final do cartão de benefício 7: 04 de abril;
  • Número final do cartão de benefício 8: 05 de abril;
  • Número final do cartão de benefício 9: 06 de abril;
  • Número final do cartão de benefício 0: 10 de abril.

Para quem recebe acima de um salário mínimo:

  • Número final do cartão de benefício 1 e 6: 03 de abril;
  • Número final do cartão de benefício 2 e 7: 04 de abril;
  • Número final do cartão de benefício 3 e 8: 05 de abril;
  • Número final do cartão de benefício 4 e 9: 06 de abril;
  • Número final do cartão de benefício 5 e 0: 10 de abril.

Valores dos benefícios do INSS

O menor valor que um beneficiário do INSS pode ganhar deve ser equivalente ao salário mínimo vigente, sendo de R$ 1.302 em 2023. O pagamento mínimo é chamado de piso previdenciário, enquanto o pagamento máximo é conhecido como teto previdenciário, sendo de  R$ 7.507,49 em 2023.

A autarquia é responsável pelo pagamento de cerca de 37 milhões de aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e outros auxílios. Atualmente, quase 1,2 milhão de pessoas aguardam aprovação na fila de espera do instituto.

Consulta aos benefícios do INSS

O segurado poderá consultar informações sobre o salário extra das seguintes formas:

Site Meu INSS

  1. Acesse o portal Meu INSS pelo navegador;
  2. Clique em “Entrar com Gov.br”;
  3. Procure a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”.

Aplicativo Meu INSS

  1. Instale o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
  2. Faça login com os dados pessoais registrados na plataforma;
  3. Clique em “Entrar”;
  4. Selecione o botão “Extrato”.

Central de Atendimento 135

Também existe opção de consultar as informações pela central de atendimento do INSS, no número 135 (disponível de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas – sem cobrança de taxas).

Novo teto de juros do consignado ainda não foi definido

Mais uma vez, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fracassou em chegar a um acordo para aumentar o teto de juros do crédito consignado aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Após a reunião na última segunda-feira (27), o impasse entre os grupos envolvidos continuou. Neste sentido, ainda não houve um consenso entre o ministro da Previdência, Carlos Lupi, e os secretários executivos da Casa Civil, Miriam Belchior, e da Fazenda, Gabriel Galípolo.

Por esta razão, haverá uma nova reunião, prevista para esta terça-feira (28), entre integrantes do governo para decidir finalmente sobre o limite que pode ser praticado pelas instituições financeiras, antes da reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

Segundo informações, a Previdência Social defende o teto de juros o mais próximo dos atuais 1,7% ao mês, enquanto outros responsáveis do governo julgam ser necessário que a taxa chegue perto dos 2%. Lembrando que a crise começou após a redução da alíquota.

Embora tenha sido uma decisão do CNPS, não houve a participação ou consulta técnica do Ministério da Fazenda ou do Ministério da Casa Civil. Assim, enquanto há discussões sobre o novo limite de juros, os bancos reagem deixando de oferecer o empréstimo consignado.

A justificativa das instituições financeiras que já tiraram o serviço de seus catálogos é a mesma. O patamar fixado em 1,7% pelo CNPS inviabiliza a operação pois deixa a margem de lucro das instituições negativa. Dessa forma, é necessário que uma nova margem seja definida pelo governo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.