Exemplos de salário emocional – Veja aqui

São exemplos de salário emocional todos os benefícios emocionais que são oferecidos aos colaboradores de uma empresa. Por meio desses benefícios os indivíduos sentem-se mais motivados, felizes e satisfeitos com suas atribuições e obrigações. Afinal, sabem que estão recebendo o amparo necessário no seu trabalho.

Assim, o salário emocional se torna uma peça-chave na hora de reter talentos e aumentar a produtividade de uma empresa. E se você quer começar a implementar esse tipo de salário, acompanhe este texto até o fim e saiba mais!

Exemplos de salário emocional

São diversos os exemplos de salário emocional que podemos citar aqui. No entanto, vamos nos ater a alguns deles, que servem como ponto de partida para uma empresa começar a oferecer esses benefícios aos seus colaboradores. Acompanhe:

1- Horário flexível e de acordo com a produtividade do colaborador

O horário flexível é um dos exemplos de salário emocional mais interessantes. Afinal, quem é que não gostaria de ter a chance de trabalhar no momento do dia em que está mais motivado e pronto para os mais diversos desafios? Pois é!

Oferecer essa possibilidade para um colaborador é diminuir as chances de ele trabalhar desmotivado ou com sono, por exemplo.

2- Espaços para lazer e bem-estar

Apresentar espaços para o lazer e o bem-estar dentro da corporação também é uma forma de promover o salário emocional. Assim o colaborador terá os seus momentos de “restart”, descanso e renovação de energias físicas e mentais.

Logo, estará muito mais preparado para voltar a sua concentração a algo importante, depois de uma pausa saudável para o cérebro.

3- Oferecimento de treinamentos

Oferecer treinamento e desenvolvimento para o colaborador é fazer com que ele perceba a importância que possui dentro do estabelecimento em que trabalha. Isso porque você estará demonstrando que quer vê-lo crescendo e desenvolvendo as habilidades que ele possui, a fim de que o trabalho seja cada vez melhor e mais valorizado.

Dificilmente alguém irá gostar de trabalhar exatamente na mesma coisa, a vida inteira, sem nenhuma aprendizagem, apenas agindo no piloto automático. Por isso, se quiser incentivar os seus colaboradores e promover mais felicidade a eles, ofereça treinamentos gratuitos.

4- Benefícios para a saúde física e mental

Os benefícios para cuidar da saúde física ou mental também são exemplos de salário emocional. Assim você pode oferecer acompanhamento psicológico pago pela empresa; fazer parcerias com clínicas odontológicas; investir em plano de saúde empresarial; e assim por diante.

Cuidar da saúde física e mental do colaborador é mostrar o quanto a empresa o quer bem enquanto ser humano, e não como uma “máquina que produz”.

5- Atenção aos colaboradores com filhos, oferecendo auxílio creche

Por fim, lembre-se daqueles colaboradores que têm filhos e ofereça a eles um suporte nesse sentido.

Principalmente no caso das mulheres com filhos, o mercado de trabalho tende a ser cruel e injusto. Sendo assim, fuja desse tipo de posição e contrate pais e mães de família, oferecendo auxílio creche ou criando um espaço para as crianças dentro da empresa. Isso fará toda a diferença!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.