Direito de Família: Desafios e Possibilidades da Atualidade

O Direito de Família, apesar da baixa complexidade do sistema normativo, remanesceu inalterado por muitas décadas.

No Brasil, após a década de 70, com a Lei do Desquite, o direito de família começou a sofrer uma abertura para os novos valores sociais.

Isto é, essa área do direito foi profundamente impactada pelas conquistas da independência da mulher, em relação ao casamento e a vida profissional.

Com efeito, pode-se afirmar que o Direito de Família não é um direito complexo e de difícil compreensão.

Do ponto de vista dogmático, ousaria a dizer que o sistema jurídico-normativo familiarista é de fácil compreensão e obedece a uma certa lógica cultural das famílias brasileiras.

Em outras palavras, o sistema jurídico normativo busca citar a nossa realidade, pois o direito é feito para as pessoas.

Assim sendo, é natural que esse seja reflexo do pensamento social de certa época. É sobre o que trataremos no presente artigo.

 

Teoria Tridimensional do Direito

Inicialmente, a teoria tridimensional do Direito foi elaborada pelo jusfilósofo Miguel Reale em 1968.

Nesta época, o jurista classificou, por intermédio desta teoria, o Direito como sistema jurídico através do aspecto axiológico (valor).

Em outras palavras, os valores buscados pela sociedade, como a Justiça; e do aspecto normativo (norma).

Vale dizer, o aspecto de ordenamento do Direito considera o Direito (a norma) como o produto dos anseios sociais de um dado momento.

Com efeito, de acordo com essa teoria, as regras positivadas hoje que constituem o direito de Família revelam os valores escolhidos pelas famílias brasileiras.

Assim, comparando a outros sistemas jurídicos, o Brasil protagoniza institutos progressistas quando o assunto é reconhecimento social de formações familiares.

Por fim, para Miguel Reali, existe uma dialética decorrente da interrelação dos fatos sociais e valores, os quais estão constantemente relacionados na sociedade de maneira irredutível (polaridade) e mediante mútua dependência (implicação).

 

Mudanças no Direito de Família Após a Década de 70

Em que pese a baixa complexidade do sistema normativo, o Direito de Família remanesceu inalterado por muitas décadas.

Isto porque a predominância de sua sociedade também apresentava valores patriarcais, patrimonialistas e individualistas.

No entanto, no Brasil, após a década de 70, com a Lei do Desquite, o direito de família começou a sofrer uma abertura para os novos valores sociais.

Ou seja, essa área do direito foi profundamente impactada pelas conquistas da independência da mulher, em relação ao casamento e a vida profissional.

É justamente por regular as relações mais importantes que o indivíduo pode ter, que o Direito de Família precisa ser contemporâneo aos anseios dos sujeitos de direitos.

Finalmente, por ter passado muito tempo para ser repensado e modificado, o Direito de Família avança de forma rápida.

Outrossim, sacudindo dogmas e escancarando uma realidade social que dificilmente um ordenamento será capaz de absorver de uma vez.

Dessa forma, há uma produção jurisprudencial e doutrinária intensa em matéria de família, dada a velocidade com a qual a dinâmica da vida das pessoas acontece e necessita de regulação judicial.

 

O Papel do Advogado no Direito de Família

Não obstante a mudança no Direito de Família, os advogados e advogadas da área de família necessitam de uma formação além do jurídico e suas constantes decisões.

Assim, o advogado familiarista precisa investir em cursos para desenvolver sua capacidade de negociação em conflitos familiares, habilidades de compreensão de linguagem verbal e comunicação não violenta.

Outrossim, precisa estudar sobre estados emocionais e estados psicológicos, e programação neurolinguística.

Enfim, ter um olhar para o conflito diferenciado que outras áreas demandam.

Portanto, é na advocacia de Direito de Família que estamos lidando com o ser humano no seu momento mais delicado.

Finalmente, a necessidade de um profissional com uma abordagem muito mais refinada intelectualmente que os bancos da faculdade ou especializações jurídicas podem oferecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.