Motoristas podem pagar apenas 50% do IPVA; veja quem pode

Atualmente, em alguns estados do país, o imposto pode ser pago com desconto e, em alguns casos, o tributo pode deixar de ser cobrado. Confira abaixo como ser beneficiado.

É sabido por todos os brasileiros que o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é obrigatório para todos os condutores de veículo. Muitas vezes, o tributo pode ter um valor muito alto para o bolso de muitos cidadãos, o que faz com que procurem alternativas para se isentarem da cobrança.

Entretanto, o que muitos não sabem é que, atualmente, em alguns estados do país, o imposto pode ser pago com desconto e, em alguns casos, o tributo pode deixar de ser cobrado. Confira abaixo como ser beneficiado.

IPVA com desconto de até 50%

Os condutores residentes no estado de São Paulo já podem obter até 50% de desconto no IPVA, caso possuam veículos elétricos ou híbridos. A finalidade é, além de possibilitar mais facilidade para o pagamento, incentivar que os condutores prefiram a aquisição de automóveis que não necessitem de combustíveis fosseis por serem menos poluentes.

Além dos 50%, o governo de São Paulo concedeu até 9% de desconto no IPVA no início deste ano para pagamentos à vista

IPVA será mais caro a partir de 2023 

Em 2023, os danos de automóveis podem ter uma surpresa não agradável, com o aumento do imposto. Isso porque, com a alteração constante no preço dos veículos, a previsão é que o IPVA tenha valor ajustado a partir do ano que vem. É importante salientar que neste ano já houve um aumento de 22,54% do imposto.

Até o momento, o calendário com os novos valores ainda não foi divulgado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. No entanto, a previsão é que os valores sejam reajustados novamente em janeiro do próximo ano.

Quem terá o IPVA mais caro em 2023?

A saber, a elevação do imposto se refere ao aumento mensal do valor da Tabela FIPE para veículos usados. Embora a estabilização seja uma tendência, devido ao alto preço acumulado até o mês de setembro, o IPVA de 2023 para veículos usados pode sofrer um impacto.

Isso porque, o esperado era que esses veículos fossem desvalorizados com relação aos veículos atuais. Entretanto, devido a pandemia da Covid-19, ocorreu o contrário dessa expectativa. Os valores dos automóveis usados aumentaram nos últimos dois anos.

Além disso, o aumento do imposto tem relação com o fechamento temporário das montadoras no país, também por conta da pandemia. O intervalo fez com que houvesse uma menor oferta de veículos atuais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.