5 motivos para praticar a atenção plena

Neste conteúdo, buscamos reunir alguns dos motivos para praticar a atenção plena e assim desenvolver a sua qualidade de vida com base nessa técnica que promove benefícios incríveis para a mente e para o corpo. Acompanhe!

5 motivos para praticar a atenção plena

Quando nascemos, tudo é extremamente novo para nós. Por isso, focamos em cada detalhe, cada momento. Possivelmente você pode se recordar de que, quando era criança, costumava dar mais atenção para os detalhes do ambiente no qual você estava inserido.

Porém, à medida que o tempo passa, entramos em contato com situações e coisas diversas. Tudo isso começa a ser armazenado em nossa mente. Ao mesmo tempo, também começamos a aprender sobre a importância de planejarmos o futuro.

Assim, quanto mais “repertório” mental vamos adquirindo dessa forma, maiores começam ser as chances de, simplesmente, não focarmos mais no presente.

Pois pare e reflita: quantas vezes, durante o dia, você está fazendo algo e pensando no que fará depois ou no que aconteceu ontem? Quantas vezes o passado e o futuro são os responsáveis por reger os seus pensamentos?

Esse tipo de situação só prova que não estamos vivendo o aqui e agora sempre, mas, sim, vivemos muitos pensamentos de coisas que acontecerão e outras que sequer sabemos se vão dar certo ou não.

Em contrapartida a isso, temos a atenção plena como um alicerce que nos ajuda a conectar mente e corpo com o presente, proporcionando benefícios como:

1. Diminui a ansiedade na rotina

Os pensamentos do futuro podem provocar muita ansiedade no dia a dia. Portanto, um dos motivos para praticar a atenção plena é justamente ter mais tranquilidade para pensar em um momento de cada vez, sem “pular etapas”.

2. Auxilia na interação com os outros

Quantas vezes uma pessoa está falando com você, mas a sua atenção e pensamentos estão ancorados em outra coisa? Pois é! Por isso, a atenção plena vem como uma vantagem para quem quer se conectar mais e melhor com as outras pessoas, escutando ativamente.

3. Ajuda a desenvolver o autocontrole

Aprender a focar no presente nos ajuda a ter mais autocontrole. Isso porque, muitas vezes, podemos agir ancorados em pensamentos do passado ou em ansiedades do futuro, ao invés de olhar para o agora com “as lentes mais limpas”, digamos assim.

4. Estimula a criatividade

Quando bombardeamos a nossa mente com muitos pensamentos sobre o passado e o futuro, deixando o presente um pouco de lado, é como se ocupássemos a nossa “memória RAM” do cérebro. Logo, fica mais difícil ter “espaço” para pensar criativamente. Portanto, um dos motivos para praticar a atenção plena é justamente esse: ser mais criativo no dia a dia.

5. Promove bem-estar e relaxamento

O bem-estar e relaxamento também podem ser consequências da prática de atenção plena no dia a dia. Afinal, reduzimos a carga daqueles diálogos internos negativos que, muitas vezes, não agregam em nada em nossas vidas.

Pense sobre isso e considere incluir essa prática na rotina!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.