Benefícios INCRÍVEIS do mindfulness

No conteúdo de hoje, queremos apresentar a você uma série de benefícios incríveis do mindfulness para que você considere a possibilidade de incluir essa prática na sua rotina. Descubra lendo abaixo!

7 benefícios incríveis do mindfulness

A verdade é que nós, seres humanos, nascemos com a capacidade de ter atenção plena. Porém, à medida que o tempo passa, vamos perdendo essa “habilidade”. Passamos a absorver tantos estímulos visuais, táteis, auditivos e outros, que nosso cérebro começa a armazenar um número imenso de informações e dados.

Tudo isso, com o passar do tempo, acaba nos levando a ter pensamentos sobre o que já aconteceu e memorizamos, e o que pode acontecer, provocando ansiedade diante das mais diversas situações.

Esses fatores acabam nos distanciando do presente e nos levando para “outra dimensão”, digamos assim. O que faz com que a nossa concentração seja reduzida, nossa escuta afetada, e assim por diante.

A seguir, você entenderá por que a prática de mindfulness pode realmente ser benéfica, ao entrar como uma ação contrária aos pensamentos constantes focados apenas no passado e no futuro. Veja só:

1. Melhora a qualidade do sono

A qualidade do sono é um ponto muito beneficiado pela prática do mindfulness. Isso porque a técnica ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, relaxando mente e corpo para um descanso mais pleno no fim do dia.

2. Proporciona momentos mais intensos

Quantas vezes você já pensou em assistir novamente um filme, ou precisou pedir para que a outra pessoa repetisse o que ela falou porque, simplesmente, não prestou atenção de fato? Pois é!

Um dos benefícios incríveis do mindfulness é justamente nos ajudar a manter mente e corpo presentes no agora, vivendo as situações de forma mais intensa e até mesmo interessante.

3. Impacta positivamente as relações sociais

As relações sociais também podem ser impactadas positivamente. É o caso de você estimular a escuta ativa e focar mais no que está vivendo com o outro, em determinado momento. Sem dúvidas, isso também ajuda a criar memórias incríveis!

4. Promove um estímulo para a concentração

Concentrar-se nem sempre é fácil. Porém, quando praticamos o mindfulness nós treinamos a nossa mente para que ela ignore estímulos “vazios” e foque naquilo que desejamos focar. Logo, essa prática ajuda no dia a dia, como no trabalho e nos estudos.

5. Reduz sintomas de ansiedade e estresse

Pensar demais sobre o futuro e o passado pode causar sintomas como a ansiedade e o estresse. Portanto, ancorar a mente no presente é uma das maneiras de reduzir esses problemas, sendo isso mais um dos benefícios incríveis do mindfulness.

6. Aumenta a qualidade de vida

Focar no presente nos ajuda a cuidar mais de nós, a interagir melhor com os outros, a aprender mais sobre o que estudamos e a construir memórias mais intensas sobre os diversos momentos vividos. Tudo isso, somado, pode contribuir para uma maior qualidade de vida.

7. Estimula a resiliência

Quando estamos diante de um problema, a ansiedade pode surgir como forma de nos mostrar consequências catastróficas. Portanto, focar no aqui e agora é uma forma de estimular a resiliência, pensando sobre o problema com mais clareza e agindo de maneira menos ansiosa.

Experimente a prática e descubra os benefícios incríveis do mindfulness!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.