Motivação no começo do ano – Dicas para você!

motivação no começo do ano pode ser bem presente na vida de alguns, mas, na vida de outros, ela pode ser mais escassa. Obviamente, tudo depende do contexto no qual o indivíduo está inserido. Isso quer dizer que não existe receita para se sentir mais motivado no ano novo, porém, existem medidas que podem ajudar a ter uma visão mais positiva dos próximos meses.

Neste texto, apresentamos algumas considerações que podem ajudá-lo nas suas reflexões de começo de ano. Vamos juntos!

Dicas de motivação no começo do ano

A motivação no começo do ano pode ser estimulada quando passamos a pensar sobre o que atingimos de positivo no ano que passou e, por conta disso, podemos atingir no novo ano. O que foi alcançado em 2022 que pode ser dobrado em 2023? Quais crescimentos aconteceram no ano que passou e que podem ajudá-lo a ir além no ano que está apenas começando?

A seguir, descrevemos essa reflexão e outras que podem ajudá-lo. Continue lendo e inspire-se!

1. Autoanálise do ano que passou – O que foi bom?

Analisar o ano que passou, tendo um olhar mais atento ao que foi bom, pode ser uma forma de desenvolver a motivação no começo do ano. Quando temos a visão de acontecimentos positivos e conquistas, podemos criar em nossa mente um cenário de que o ano novo também pode ser repleto de acontecimentos positivos. Focar no bom pode ser bem interessante por isso.

2. O que pode melhorar em 2023?

Além de visualizar tudo o que foi bom no ano que passou, que tal avaliar o que pode ser ainda melhor em 2023? Quais mudanças você acredita que poderão ser alcançadas? O que você espera do seu ano? Quais são as suas metas para os próximos doze meses? Pense nessas e outras questões na hora de construir uma visão mais promissora do seu ano.

Assim, você saberá um pouco mais sobre os passos que quer colocar em prática, visando o seu crescimento e desenvolvimento.

3. O que deixar para trás?

Quais situações, ações e acontecimentos você quer deixar para trás? Às vezes, existem situações que roubam a nossa motivação no começo do ano. Por isso, pensar em encerrar ciclos nocivos e deixar para trás o que não pode ser mudado é uma forma de seguir adiante.

4. Um passo de cada vez

Dar um passo de cada vez é extremamente importante. Quando olhamos para os doze meses como um todo, enxergando-os como um excesso de coisas para fazer, podemos perder a motivação. Por isso, focar no aqui e agora, dando atenção a um passo de cada vez, pode ser mais saudável na hora de ter motivação no começo do ano.

5. Metas que realmente fazem sentido

As suas metas que foram desenhadas para este ano realmente fazem sentido? São coisas que você quer alcançar de verdade? Elas são alcançáveis? Todas essas análises podem ajudá-lo a descartar metas que estão apenas roubando a sua motivação, dando espaço para aquelas que podem servir de propósito para os seus passos.

Pense nisso e bom ano!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.