Passo a passo para montar uma loja virtual

Confira como realizar suas vendas a partir da internet

Está buscando o passo a passo para montar uma loja virtual e não sabe por onde começar? Essa é uma dúvida muito comum para quem tem um negócio físico e quer mesclar ao virtual, ou para quem vende de porta em porta e quer aumentar seu leque de possibilidades e alcançar mais clientes. Para obter mais informações sobre isso e fazer seu negócio vender online, fique com a gente e confira todas essas dicas e sugestões que irão te ajudar e te guiar neste caminho.

Montar uma loja virtual -- Reprodução Canva
Montar uma loja virtual — Reprodução Canva

Passo a passo para montar uma loja virtual

Com o avanço da tecnologia e a necessidade cada vez maior dos consumidores poderem adquirir produtos e serviços de forma remota, muitas lojas estão migrando para o mundo virtual.

Ademais, a liberdade geográfica que uma loja virtual oferece, aliada ao baixo custo para mantê-la, faz com que essa seja a melhor opção tanto para grandes quanto pequenos vendedores.

Com tantos benefícios e vantagens, você deve estar querendo começar agora mesmo sua loja. Por isso, a seguir separamos alguns passos para você montar a sua de forma fácil e eficaz para começar a vender hoje mesmo.

Crie sua marca

O primeiro passo para criar sua loja virtual, é ter uma marca. Ou seja, um nome.

Para aqueles que já possuem uma loja física, provavelmente esse nome já existe. No entanto, para quem está apenas começando neste ramo, será necessário pensar em um nome forte e marcante para que seus clientes gravem a informação. Assim, sempre que pensarem em determinados produtos, vão lembrar que você os vende, procurando por sua loja virtual.

Outro ponto importante é criar um domínio para operar o site ou endereço virtual de sua loja. Para isso, será necessário um pequeno investimento de cerca de R$ 40 por ano para manter o domínio sobre essa página.

Escolha uma plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é um sistema onde todas as informações práticas de sua loja ficam armazenadas. Afinal, por trás de toda a parte visual e estética da loja virtual, deve existir um sistema sólido de gerenciamento.

Existem hoje em dia, disponíveis no mercado, inúmeras plataformas para isso. O que as diferencia umas das outras são as funcionalidades que elas oferecem para o comerciante.

Ferramentas de gerenciamento de estoque, fornecedores, logística, datas de entrega, reembolso e outros aspectos são funcionalidades importantes, que devem constar em seus critérios para escolher uma plataforma ideal para gerenciar sua loja virtual.

Conexões e detalhes técnicos 

Essa é a parte mais prática da montagem de sua loja virtual. Nesse ponto, você precisa conectar sua plataforma com o domínio de seu e-commerce.

Geralmente as plataformas oferecem meios simples de fazer isso, basta procurar por um botão denominado “fazer conexões”.

Em algumas poucas telas, você configura sua loja virtual. Então, basta esperar para que ela se propague pela internet, o que leva de 12 a 24 horas.

Essas conexões servem para que quando a pessoa acessar o dominio.com.br de sua loja, ele o guie até a página de vendas.

Divulgue sua loja virtual

Depois de todos os passos anteriores, sua loja estará configurada para começar a trabalhar para você. Então, é só divulgar nas redes sociais, através de mensagens e anúncios.

Outra boa opção é o chamado tráfego pago. São anúncios em ferramentas de pesquisas, que conduzem os clientes para o seu domínio e consequentemente a realizar compras na sua loja virtual.

Com esse passo a passo simples, você já terá uma loja virtual para chamar de sua. Então é só começar a divulgar e arrasar nas vendas online!

Monte o layout de sua loja virtual 

Depois que todos os detalhes técnicos estiverem resolvidos, é hora de decidir qual será a aparência inicial de sua loja virtual. Comece por uma paleta de cores, que deve ser suave para não causar confusão.

Ademais, o layout deve ser fluido para que o cliente não se perca dentre tantas informações e acabe desistindo de fechar a compra. Deixe todos os detalhes a respeito do produto, como entregas, datas e formas de pagamento bem explicados, e opte por uma interface intuitiva, facilitando a compra e o pagamento.

Com todas essas dicas de como montar uma loja virtual, você terá mais facilidade para criar a sua e começar a alavancar suas vendas. Afinal, se tudo está na internet, o seu negócio também precisa dar as caras por lá, não é mesmo?

Assim, considere as informações trazidas no post de hoje e avalie como iniciar a sua atuação também no meio online. Com certeza será uma empreitada de muito sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.