Mitos sobre investimentos: descubra a verdade por trás das aplicações financeiras

Confira alguns problemas que a falta de informações podem acarretar sobre investimentos e aplicações financeiras.

Entre os diversos assuntos que são muito comentados pela população, surgem alguns mitos. Isso é normal e acontece em diversas áreas da nossa vida, porém existem alguns mitos sobre investimentos que acabam enraizados na nossa cultura e se tornam verdade para muitas pessoas.

No Brasil, quando falamos em dinheiro, acaba se tornando algo muito difícil para a população. Isso pode ser explicado por diversos fatores históricos que o país possui. Ou seja, a alta inflação, crises econômicas e muito mais. Então, quando o assunto é finanças, uma dica é que você fique atento, pois surgiram diversos mitos sobre investimentos.

Descubra 7 mitos sobre investimentos

Investir não é algo assim tão simples, mas não é uma meta impossível de alcançar. Afinal, exige uma boa dose de disciplina, estudos e muito comprometimento com suas finanças. Nesse meio de caminho, existem vários conceitos importantes para aprender.

Porém, quando o assunto é investimento, diversos mitos surgem, principalmente por conta da falta de informações. Então, separamos os principais, para você não cair nos erros básicos ao começar suas aplicações.

Leia mais: Dicas de investimentos para empreendedores

1- Mitos sobre investimentos: imóvel sempre é a opção mais segura

O ato de investir dos brasileiros, está muito ligado aos imóveis. Sendo assim, se tornou  verdade absoluta que investir em uma casa, terreno ou apartamento para se ter uma renda extra, é a opção mais segura.

Mas assim como diversos tipos de investimentos, o imóvel também possui certos riscos e muito mais do que outras aplicações, dependendo da casa ou terreno. 

Afinal, qual é o risco que um imóvel pode trazer? O principal risco apresentado por um imóvel é o de liquidez. Ou seja, não é fácil e muito menos rápido de vender, caso você precise do dinheiro imediatamente.

Além disso, é importante considerar se esse é o tipo de investimento para seu perfil de finanças. Se você escolher uma aplicação fora de seu estilo, ela pode ser mais um problema do que solução para suas economias.

2- Com o investimento ou você ganha ou perde todo o dinheiro

Este é um dos principais mitos sobre investimentos que surgiu entre a população brasileira. Para muitas pessoas a palavra investir é sinônimo de ter tudo ou perder tudo que você tem. Sendo assim, oferece uma sensação de insegurança e sorte. 

Sendo assim, é um grande mito, pois mesmo que o ato de investir seja algo com riscos, o investidor nunca perde totalmente tudo que aplicou. Um exemplo que podemos citar é quando uma determinada ação cai, isso não quer dizer que o acionista perdeu todo o seu dinheiro, mas sim parte do que ele investiu.

Existem casos em que a instituição pode deixar de existir e você acaba perdendo todo o seu dinheiro. Mas acontece em investimento de debêntures, estes possuem um alto risco.

3- Existem investimentos que são totalmente seguros

Este também é um grande mito, não existe nenhum tipo de investimento totalmente seguro. Existem os investimentos que possuem um menor risco de perda, mas não quer dizer que é totalmente seguro. No mercado financeiro, você encontra todos os tipos de investimentos, de alto, médio ou baixo risco. 

Mas tudo depende de acordo com o seu perfil, quando você deseja se tornar um investidor, a instituição que você decidiu se cadastrar para investir faz um teste do seu perfil. Assim, você pode identificar qual será a melhor opção para você.

Leia também: Como MONTAR uma boa CARTEIRA DE INVESTIMENTOS?

4- Investir é apenas para pessoas ricas

Esta é uma frase que já fez muitas pessoas desistirem de fazer investimentos, afinal é o que mais se escuta falar, quando o assunto é o mercado financeiro. Afinal, por não ser ensinado no ensino básico público e poucas pessoas terem acesso a este tipo de investimento, acaba se tornando um conteúdo mais distante da população.. 

Porém, o mercado financeiro tem se tornado algo democrático e muitas pessoas estão podendo acessar conteúdos gratuitos na internet facilmente.

5- A poupança é o investimento mais seguro

Este é um verdadeiro mito. Afinal, nenhum tipo de investimento pode ser considerado como totalmente seguro, pois todos possuem um índice de risco. O importante é verificar qual é esse índice e como ele impacta seus rendimentos.

Todos os depósitos da poupança são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito ou FGC. Mas existem outros tipos de investimentos com proteção do FGC e possuem uma boa rentabilidade. 

6- Mitos sobre investimentos: Investir na bolsa de valores é para poucas pessoas

Mito, não existe restrições para investir na bolsa de valores. Além disso, existem diversas ações baratas que você pode comprar por até R$ 20 e também não exige nenhuma formação em economia ou finanças. Sendo assim, é um ambiente acessível para a população em geral.

Não vamos mentir que quanto mais conhecimento e dinheiro aplicar, maior pode ser a sua rentabilidade. Mas isso não impede que qualquer pessoa possa se tornar um investidor.

7- Dinheiro não é assunto para crianças, apenas para adultos

Mito, quanto mais cedo uma criança tiver acesso a assuntos financeiros e conhecer sobre o mercado, menores são as chances dessas crianças terem problemas na sua vida financeira no futuro. A educação financeira deve ser desenvolvida desde a infância.

Desse modo, estes mitos podem acabarão através da futura população, evitando maus hábitos financeiros. Por isso, sempre incentive seus pequenos a trabalharem o dinheiro assim que possível, e quanto mais cedo, melhor.

Elimine os mitos para investimentos e comece a aplicar agora mesmo

Diversas pessoas já deixaram de investir por conta de um desses mitos. Se este foi o seu caso, deixe isso de lado e comece a investir agora mesmo. Afinal, precisamos fazer com que nosso dinheiro trabalhe para a gente de uma forma inteligente.

Ainda, se você acha que possui poucos conhecimentos sobre o assunto ou conhece poucas informações, não se preocupe. Aqui no blog, você encontra diversos conteúdos para quem  está em busca de melhorar a vida financeira.

Não só, como também dicas sobre investimentos e como iniciar a sua trajetória no mercado financeiro. Portanto, se quiser aprender um pouco mais, não deixe de conferir outros posts úteis sobre finanças para ajudar a melhorar ainda mais suas economias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.