Ministro do MTP participa de Workshop de Planejamento do INSS

O ministro do MTP participou de Workshop de Planejamento do INSS. Confira informações do Ministério do Trabalho e Previdência!

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, participou da abertura do Workshop de Planejamento do INSS, na quinta-feira (3), em Brasília, de acordo com informações oficiais do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Ministro do MTP participa de Workshop de Planejamento do INSS

O Encontro reuniu diretores, superintendentes e gerentes-executivos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fazer um balanço das metas alcançadas e dos marcos ao longo deste ano, além de estabelecer um planejamento para 2023. 

Dados oficiais

Para 2022, o INSS definiu metas bem ousadas como a de reduzir o estoque para menos de 1 milhão. Em outubro, o Instituto registrou o menor estoque de processos de Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais dos últimos anos: 976 mil pedidos aguardam análise, segundo informações oficiais.

Para o presidente do INSS, Guilherme Serrano, é visível a evolução alcançada com as entregas diretas ao cidadão. “Hoje, mais do que coroar algo que foi feito e prestar contas, é a gente olhar para o futuro. Queremos um INSS cada vez mais forte e comprometido com a sociedade, então precisamos desse momento para pensar 2023”, destacou Guilherme, destaca o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Atualmente, a média de processos concluídos (requerimentos finalizados com ou sem concessão) chega a 630 mil por mês – 70% a mais do que os 462 mil novos requerimentos que, em média, chegam mensalmente à autarquia. 

O INSS tem trabalhado com o estoque dentro dos 30, 45 dias. Ao todo, mais de 13 milhões de segurados já foram atendidos neste ano nas agências da Previdência Social e mais de três milhões de benefícios foram concedidos, de acordo com a divulgação oficial.

Pilares do INSS

As ações estratégicas do Plano de Ação estão alinhadas aos quatro pilares estabelecidos pelo Instituto: redução de filas, gestão de pessoas, automação e atendimento presencial. 

Sobre a contratação de novos links que possibilitaram mais velocidade de dados em gerências- executivas e agências da Previdência Social, a expectativa é que até o final do ano, mais 300 unidades recebam os novos links e até maio de 2023 atinja os 100% em todo o INSS, informa o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Rodas de conversa

O workshop abriu espaço para uma conversa dos gestores com a presidência do INSS, diretoria e ministério. No período da tarde as equipes apresentaram trabalhos realizados em grupos, por superintendências e gerências-executivas, visando o planejamento de 2023. 

O workshop terminou na sexta-feira (4). A programação contemplou o Plano de Ação 2023 e ferramentas de planejamento, rodas de conversa com as diretorias e outras apresentações de trabalhos, destaca o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.