Saiba o que é auditoria interna e externa da empresa

Veja o que é e como ela funciona na prática

A palavra auditoria causa um certo desconforto, uma vez que quando é contratada, normalmente é para encontrar problemas na empresa. Por isso que hoje, nós vamos explicar direitinho sobre o que é auditoria interna e externa da empresa.

Auditoria interna e externa da empresa -- Reprodução Canva
Auditoria interna e externa da empresa — Reprodução Canva

Mesmo causando um certo constrangimento, a auditoria confere segurança para todos os envolvidos na gestão: sócios, acionistas, investidores, bancos e outras pessoas físicas e jurídicas. Além disso, é possível encontrar erros, que se não forem corrigidos, podem gerar prejuízos financeiros enormes no decorrer do tempo.

Mesmo que você tenha tomado conta da empresa de forma efetiva, pessoas de confiança nos cargos de chefia, uma boa avaliação do patrimônio, documentação em dia e de acordo com a legislação, ainda a auditoria se faz necessária.

A auditoria tem como finalidade revisar e analisar as demonstrações contábeis e, desta forma, conferir segurança no que se refere à situação financeira e patrimonial da empresa no período.

Sabemos que existem dois tipos de auditoria: a interna (realizada por colaboradores) e a externa (realizada por empresa terceirizada). Ambas se complementam e são de fundamental importância para o seu negócio.

O que significa fazer uma auditoria interna?

Para que haja uma auditoria interna, é necessária a presença de um colaborador, seja ele contratado para esta função específica ou não. O auditor pode ser alguém relacionado ao setor de contabilidade ou de outros setores, desde que tenha experiência na realização da atividade de auditor.

Para tanto, o auditor interno pode se pautar nos documentos contábeis, nas formas de controle interno, nos regulamentos de funcionamento, nos processos operacionais, bem como na cultura organizacional. 

Todos estes documentos poderão fornecer ao auditor uma visão mais ampla da empresa, e quando da sua finalização, pode constatar e oferecer à gestão, um relatório em que aponta os pontos que estão funcionando bem, e aqueles que precisam ser corrigidos para melhorar o funcionamento da empresa.

O que é uma auditoria externa?

A auditoria externa conta com um auditor ou uma equipe de consultoria específica para esta função. Assim, é externa, porque seu procedimento conta apenas com pessoas que não tem nenhum relacionamento com a empresa, e desta forma, se torna imparcial.

A imparcialidade conferida ao auditor externo, possibilita que ele realize relatórios técnicos e isentos de qualquer relação com a empresa.

Dessa forma, a análise é realizada a partir dos documentos contábeis elaborados pela contabilidade da empresa, o que favorece a elaboração dos relatórios, possibilita analisar a situação patrimonial e as correções necessárias dos processos contábeis que são obrigatórios. 

Para que a auditoria externa possa realizar suas atividades na empresa, é preciso que o auditor tenha o CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Além de ter obrigatoriedade em seguir as normas estabelecidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). 

Além disso, a auditoria externa é obrigatória para empresas de capital aberto, que possuem patrimônio maior que R$ 240 milhões de reais, ou que o seu faturamento anual seja superior a R$ 300 milhões.

Já para as pequenas e médias empresas, não existe a obrigação de realizar auditorias externas. Mas, a recomendação é que seja feita de tempos em tempos. Assim, existe a certeza de que a documentação está correta, além de saber que o controle serve para dar tranquilidade para o proprietário.

Quais são as principais diferenças entre a auditoria interna e externa?

Na auditoria interna tem-se:

  • Auditor sendo uma pessoa da empresa;
  • Procura por informações significativas para que o gestor tome as decisões mais acertadas;
  • Além de avaliar os processos contábeis e assim conseguir corrigir as irregularidades, também se volta para a melhoria das operações da empresa;
  • Não tem obrigatoriedade na legislação.

Na auditoria externa tem-se:

  • Auditor ou empresas de consultoria contratada para as funções;
  • Está direcionada ao mercado;
  • Avalia os processos contábeis;
  • É obrigatória para grandes empresas.

Com a análise realizada neste artigo, foi possível constatar o significado e a necessidade de realizar auditoria externa e interna nas empresas. Assim, é possível que a empresa corrija as principais irregularidades, e tenha atitudes com transparência e responsabilidade.

Por fim, o fato de se realizar a auditoria interna contribui para a melhoria dos processos e, assim, pode contribuir com as decisões tomadas pela gestão. Já ao realizar o processo de auditoria externa, o foco está em atrair novos mercados, e garantir que a gestão da empresa seja eficiente, trazendo confiabilidade.

Esperamos ter contribuído com as suas dúvidas em relação às auditorias e suas necessidades! Agora que você já possui todas as informações necessárias, será possível contribuir com seus conhecimentos na hora em que se falar sobre uma nova auditoria na empresa.

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