Ministro da Educação afirma que a universidade deve responder a perguntas da sociedade

Ribeiro falou ainda sobre a criação de cinco universidades federais.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, fez declarações na última semana sobre o papel da universidade na sociedade. De acordo com o posicionamento do ministro, é importante as universidades manterem-se em sintonia com as necessidades da sociedade.

“A universidade tem que responder às perguntas que a sociedade está fazendo, se não ela fica irrelevante. Uma delas é essa questão do emprego e da demanda da mão de obra”, afirmou o chefe do Ministério da Educação. 

As declarações foram feitas por Ribeiro na última quarta-feira (27), durante a sua participação no 23º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro.

Governo pretende criar novos campi

No evento, o ministro falou sobre as cinco universidades federais que o governo pretende criar. Para ele, essas universidades que estão sendo planejadas devem oferecer cursos de acordo com a realidade da sociedade. No entanto, ele declarou que a criação das instituições ainda não é certa, pois depende de alguns trâmites. 

“Das cinco universidades que o governo pretende criar – vai depender da economia e do Parlamento – três estão localizadas em estados do Norte e do Nordeste que só possuem uma universidade federal”, informou.

O objetivo de criar os campi é de atender populações em áreas de difícil acesso. Nesse sentido, Ribeiro mencionou o desejo de criar uma universidade em áreas do Amazonas cujo acesso só é possível por meio de avião ou de barco.

Apesar de falar sobre a importância de currículos ligados à realidade local nas novas instituições, o ministro da educação reiterou que as universidades possuem autonomia quanto aos seus cursos. “O que nós queremos é abrir novas vagas, sim, mas a universidade tem autonomia. O MEC não tem autorização sequer, nas universidades federais, de determinar a criação ou a supressão de nenhum curso”, ressaltou.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também SC: Volta às aulas presenciais na rede estadual tem data prevista para 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.