Como lidar com funcionários mentirosos?

Lidar com funcionários mentirosos parece uma tarefa quase impossível, mas não é. O segredo é saber equilibrar as emoções que surgem quando uma mentira é descoberta, além de saber agir de forma tranquila e compreensiva.

Por isso, neste texto nós trouxemos 5 pontos que podem ser levados em conta na hora de lidar com uma pessoa mentirosa no trabalho. Acompanhe-nos.

Como lidar com funcionários mentirosos?

Para lidar com funcionários mentirosos é preciso quebrar aquela ideia de que as pessoas precisam ser perfeitas no trabalho. É claro que um erro sempre será um erro, mas isso não quer dizer que o funcionário que mente uma vez, mentirá sempre. Esteja atento a isso.

Afinal, é quase impossível encontrarmos algum adulto que nunca tenha mentido na vida, concorda? Uns, mentem para “sair por cima”, enquanto outros mentem para evitar algum desconforto. De qualquer forma, a mentira não é nada legal, em nenhum âmbito de nossas vidas.

Mas o que fazer quando ela aparece nos funcionários? Como manter a tranquilidade nessa situação? Veja abaixo:

1- Tenha certeza de que o discurso é mentiroso

Parece óbvio, mas é muito importante que você tenha provas de que o discurso do funcionário é realmente mentiroso. Assim você evita de cometer uma injustiça que possa constranger e até mesmo causar uma grande insatisfação no colaborador.

Portanto, se você está apenas “desconfiando”, procure saber mais sobre o ocorrido antes de simplesmente apontar o dedo, ok?

2- Tente entender se é mentira ou um ponto de vista

Analise até que ponto se trata de uma mentira, proposital, ou uma forma diferente de enxergar algo.

Precisamos ter em mente que cada pessoa é única e, dessa forma, possui a sua maneira de enxergar a vida e as coisas. Por isso, antes de apontar que a pessoa está sendo mentirosa, veja se ela não está apenas tendo uma visão por outro ângulo.

3- Analise o porquê da mentira

Analise os motivos pelos quais a mentira está sendo contada. É por medo de que algo ruim aconteça? É por vergonha? Para prejudicar? Fazer mal? Avalie a situação profundamente.

Às vezes, a vergonha leva à mentira, e nessas situações precisamos ser compreensivos para que o colaborador sinta-se mais acolhido em momentos difíceis. Afinal, apenas “xingar” pode fazer com que a mentira volte a aparecer, justamente para evitar esse constrangimento.

4- Avalie quais consequências podem ocorrer por conta da mentira

Avalie o que pode ocorrer depois de que a mentira estiver instaurada na corporação. Dependendo dos impactos, a conversa com o colaborador pode ser mais compreensiva ou a relação entre a empresa e o sujeito deverá ser cortada por meio da demissão.

Mas, cuidado para não agir pela emoção: avalie bem a situação.

5- Converse com os funcionários mentirosos

Por fim, busque estabelecer uma comunicação franca por meio do diálogo saudável. Não confronte ou fique “xingando”, mas sim, busque ouvir, entender o outro. Além disso, aponte os fatores negativos da ação do colaborador e demonstre querer ajudá-lo a lidar com isso.

Assim, quem sabe, uma atmosfera mais positiva impeça o aparecimento de novos funcionários mentirosos.

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