Ministério lança novo app do Cadúnico. Veja funcionalidades

De acordo com o Ministério da Cidadania, mais de 80 milhões de pessoas poderão usar o novo aplicativo do Cadúnico

Foi lançado nesta quarta-feira (30), a nova versão do aplicativo do Cadastro Único (Cadúnico), do Governo Federal. O lançamento do novo dispositivo contou com as presenças do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do Ministro da Cidadania, João Roma. De acordo com o Planalto, pouco mais de 80 milhões de pessoas poderão se beneficiar com a novidade.

O Ministério da Cidadania explicou que a nova ferramenta já está disponível para download em lojas de aplicações do celular. Ele pode ser baixado em sistemas Android e também no iOS. De acordo com o Ministro da Cidadania, o novo app trás uma série de novas funcionalidades. Veja algumas delas.

  • possibilidade de autocadastramento
  • apresentação de mapa com os pontos de atendimento mais próximo
  • extratos de benefícios
  • notificações
  • assistente virtual

O Governo Federal afirma que hoje, o Cadúnico conta com mais de 80 milhões de cadastros. São pessoas que estão basicamente em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é que todos os indivíduos passem a ter a possibilidade de encontrar mais facilidades ao usar o novo aplicativo.

“Estamos hoje entregando a modernização do Cadastro Único. Com a nova ferramenta, o contato com o cidadão será ainda mais direto, porque esse é o direito de cada um”, destacou João Roma. “É para isso que nós todos trabalhamos, que nós todos nos empenhamos, nos arriscamos. Para deixar o Brasil melhor”, disse o presidente Jair Bolsonaro.

“Com a aposta na digitalização de serviços via gov.br estamos colocando na palma da mão dos brasileiros soluções digitais que tornam mais simples e rápido o acesso da população a diversas políticas públicas”, disse o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Autocadastramento

Um dos pontos que mais gera curiosidade sobre o tema é a situação do autocadastramento. O que de fato seria isso? De acordo com o Governo, a partir de agora, o cidadão poderá fazer o seu cadastro pelo app.

O objetivo com a liberação é reduzir o tempo de espera nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) ou mesmo nas unidades de atendimento do Cadúnico. Mas a inscrição pelo app não é definitiva.

O Governo explicou que a ideia é que o cidadão use o aplicativo apenas para dar os primeiros passos no processo de entrada no Cadúnico. A confirmação dos dados segue acontecendo apenas de maneira presencial.

Quem não tem conexão com internet, não precisa se preocupar. De acordo com o Governo Federal, as pessoas não terão nenhum tipo de prejuízo no cadastro por não utilizar o novo app. A aplicação é apenas mais uma opção para quem deseja usá-lo.

“A tecnologia vai facilitar ainda mais o acesso ao Cadastro Único, que é a porta de entrada do cidadão em situação de vulnerabilidade para os principais programas sociais do governo federal”, disse o ministro João Roma.

Cadúnico

O Cadúnico é um sistema do Governo Federal que reúne os nomes de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Normalmente, o Planalto usa os dados para selecionar cidadãos para as folhas de pagamentos de programas como o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional. Estados e municípios também podem usar as informações no processo de seleção dos seus projetos sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.