Confira como fazer plantio de limão em casa

Com essas dicas você produzirá frutas incríveis

As frutas estão no nosso dia a dia de formas variadas: seja para consumo, para confecção de sucos e bebidas ou acompanhamento/preparação de outros alimentos. As frutas formam, então, um importante grupo da pirâmide alimentar e são ricas em benefícios. Quando falamos em frutas cítricas, o primeiro que vem a nossa cabeça é o limão. Dono de um sabor forte e marcante, ele tem presença garantida na mesa dos brasileiros. O limão se destaca, ainda, pela versatilidade e propriedades nutricionais. A boa notícia é que dá pra fazer o cultivo caseiro da fruta. Confira como fazer plantio de limão em casa aqui, agora, no Dicas Incríveis.  

Benefícios do limão

Antes de que você confira como fazer plantio de limão em casa, vamos listar os benefícios da fruta. Existem vários tipos de limão no Brasil, mas os mais comuns são o galego, siciliano, cravo e tahiti. Mesmo com aparências distintas, tanto na aparência quanto no sabor, eles possuem, então, propriedades nutricionais semelhantes e proporcionam benefícios para a saúde.

O consumo de limão ajuda no funcionamento intestinal com o estímulo de produção de enzimas e da bile, que auxiliam na ajuda na digestão de gorduras. Além disso, a fruta possui componentes que ajudam a diminuir o risco de AVC e de doenças cardiovasculares. 

O limão contém cerca de 38 mg de vitamina C. O alto grau de vitamina C do limão ajuda, então, a fortalecer o sistema imunológico, o que pode prevenir doenças como resfriados e o tempo da doença no organismo. 

A pele é mais uma beneficiada com o consumo de limão. A vitamina C contida no limão diminui os danos celulares e retarda o envelhecimento precoce da pele. Alguns nutrientes do limão estimulam, ainda, a síntese do colágeno, que é a mais importante proteína estrutural da pele, responsável pela firmeza e elasticidade, diminuindo as rugas. 

Mas atenção! Pessoas com problemas estomacais como gastrite e refluxo gástrico devem evitar o limão, pois sua acidez e pode aumentar, então, os sintomas das doenças. Outro cuidado importante é no momento de manusear a fruta. Em contato com a pele e exposto ao sol, o limão ou calor pode causar manchas no rosto ou mãos. 

Veja como fazer plantio de limão em casa - Reprodução Freepik
Veja como fazer plantio de limão em casa – Reprodução Freepik

Confira como fazer plantio de limão em casa

Agora que você já sabe os benefícios do limão, vamos aprender a cultivar a fruta de forma caseira. O cultivo do limoeiro não requer muito espaço. Além disso, a árvore é bastante adaptável. Por isso, é indicada para plantios em jardins ou até mesmo em vasos. Confira como fazer plantio de limão em casa. 

Plantio em jardins

O plantio pode ser feito por meio de mudas ou sementes. Em caso de sementes, você deve prepará-las antes. O preparo consiste em deixar as sementes úmidas com água e algodão em um recipiente. Quando começarem a brotar, coloque-as, então, na terra (pode ser em um pequeno vaso) e molhe até criar maior consistência. Após, é só inseri-las em ambiente maior, como jardim ou vaso.

Para o plantio em jardins, é necessário colocar a muda do limoeiro em uma cova com 50cm de profundidade e largura. O solo deve estar molhado para realizar o plantio. O local escolhido para o plantio deve receber, então, bastante sol. 

As regas do limoeiro devem ser generosas e realizadas no início da manhã ou final da tarde. O tempo de colheita da fruta é, em média, de três anos. 

Plantio em vasos

Primeiramente, você deve escolher um vaso que tenha mais de 25 litros para plantar seu limoeiro. O tamanho é, então, necessário para que a árvore se desenvolva bem.  

Outra dica para o cultivo em vaso é a colocação de uma camada de drenagem. Você pode, então, usar argila expandida, brita ou cascalhos de telhas.

Para o solo, o indicado é usar 50% de terra orgânica e 50% de areia lavada. O húmus de minhoca também pode ser adicionado ao preparo. Após fazer a preparação do vaso, é só inserir a muda ou a semente já úmida e com brotos. 

É importante que o vaso seja posicionado, então, em um local que receba luz solar direta por, no mínimo, 4 horas durante o dia. As regas devem ser frequentes. O indicado é fazer o procedimento uma vez ao dia.

Aposte nas variedades de limão siciliano e galego para o cultivo em vasos. 

Viu como plantar limão pode ser fácil e prático? Confira como fazer plantio de limão em casa e tenha frutas saudáveis pertinho de você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.