Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Ministério explica por que algumas pessoas não conseguiram receber Auxílio

O Ministério da Cidadania falou sobre as pessoas que tentaram mas não conseguiram receber o Auxílio Emergencial. De acordo com a pasta, que é responsável pelo programa, isso aconteceu por causa das análises dos “dados mais recentes” do cidadão.

“O Ministério trabalha no processamento de cadastros a partir das informações mais recentes disponíveis nas bases de dados governamentais”, diz a nota. De acordo com a pasta, são esses materiais mais recentes que estariam impedindo que mais pessoas entrassem no programa.

Espaço para isso, tem. De acordo com dados do Ministério da Cidadania, vai sobrar dinheiro dos pagamentos do projeto este ano. A expectativa do Palácio do Planalto era fazer repasses para cerca de 45 milhões de brasileiros. No entanto, apenas 39 milhões estão recebendo de fato.

Isso quer dizer portanto que o Governo tem espaço no orçamento para colocar mais gente nesta conta. No entanto, esses supostos dados mais recentes estão impedindo que mais pessoas entrem de fato no projeto. A pasta deixou claro que está tentando inserir mais brasileiros todos os dias.

Fontes de dentro do Dataprev afirmam que o trabalho por lá é diário. O órgão analisa todos os dias dados de pessoas que poderiam começar a receber o benefício. No entanto, ainda de acordo com eles, o processo não está encontrando muito mais gente com reais condições de entrar no benefício.

Versão da população

Nas redes sociais, muita gente discorda dessa versão do Governo. Há pessoas, por exemplo, que garantem que se encaixam em todas as regras do benefício e mesmo assim não conseguiram passar por uma aprovação. Boa parte delas afirma que não conseguiu fazer sequer a contestação.

São portanto pessoas que alegam que não estão recebendo nem o Bolsa Família, nem o Auxílio Emergencial do Governo Federal. De acordo com esses brasileiros, a falta de renda é uma realidade em suas famílias. E em um cenário de pandemia, a situação acaba ficando ainda mais difícil.

Sobre a questão dos dados mais recentes, há pessoas que reclamam ainda de possíveis erros do Ministério. Nas redes sociais, muita gente afirma que não conseguiu receber o benefício porque o Dataprev apontou que o cidadão morava no exterior. No entanto, o cidadão alega que nem possui um passaporte internacional, muito menos chegou a viajar para outro país.

Regras do Auxílio

Vale lembrar, no entanto, que algumas pessoas não conseguiram receber o Auxílio porque de fato não atenderam as regras do benefício. Um desses pontos cruciais, por exemplo, é a exigência de ter recebido programa até o final do ano passado.

Quem não recebeu o auxílio em 2020, também não vai receber agora. Essa é uma regra que o Ministério da Cidadania nem quer discutir. Então se o cidadão não entrou no programa no ano passado, não adianta tentar entrar agora. Mesmo que ele esteja passando por uma situação difícil, ele não vai ter esse direito.

Essa é uma das regras que tirou muita gente da possibilidade de receber este ano. No entanto, apesar das críticas, ela é um dos pontos do novo Auxílio Emergencial. Vale lembrar que o período para contestar a negativa chegou ao fim há algumas semanas. Nenhum grupo pode mais fazer essas reclamações. Pelo menos não de forma administrativa.

16 Comentários
  1. Lázaro Diz

    Recebi 3 parcelas iniciais em 2020 e fui desligada porque a prefeitura pra quem prestava serviço como professora contratada não renovou os contratos até hoje e não deu baixa no caged. Tem muitas pessoas nesta situação e justiça não liberou os meses contestados e assim o pobre vai sofrendo.

    1. Marcelo Batista da Silva Diz

      No ano de 2020 eu recebi só que esse ano que eu mais precisava eu fui negado estou desempregado há muitos anos porque não consequi trabalho, mas como eu trabalho de pedreiro as vezes pego alguns biscaite ou bicos.

  2. ELANE DOS santos Diz

    Estou tentando receber até hj é não consigo pois eles botam um critério que não tem nada haver estou desempregada a três anos e lá consta que eu tenho renda de mais de meio salário mínimo como pode isso pois só quem trabalhar o meu filho é um absurdo por isso que tem muita fraude

  3. Luciana Pereira da c Santos Diz

    N estou trabalhando,e no site da Caixa,está como se eu estivesse trabalhando de carteira assinada,sendi que, antes desta pandemia eu era autônoma, eu era ambiente,vendia cortina nas ruas

    1. MARINES LEMOS Diz

      EU NÃO ESTOU NEM TRABALHANDO MAS TEM GENTE NA MINHA CIDADE TRABALHANDO E ESTÁ RECEBENDO EU NÃO ESTOU TRABALHANDO NÃO TENHO RENDA NEM UM E ESSA PESSOAS ESTÃO

  4. Luciana Pereira da c Santos Diz

    N estou trabalhando,e no site da Caixa,está como se eu estivesse trabalhando de carteira assinada,sendi que, antes desta pandemia eu era autônoma, eu era ambulante,vendia cortina blackout nas ruas,agora com essa pandemia, não está chegando mais para ,mim. neste caso, peço por favor, me encluia novamente no auxílio emergencial, com urgência

  5. Luciana Pereira da c Santos Diz

    N estou trabalhando,e no site da Caixa,está como se eu estivesse trabalhando de carteira assinada,sendi que, antes desta pandemia eu era autônoma, eu era ambulante,vendia cortina blackout nas ruas,agora com essa pandemia, não está chegando mais para ,mim. neste caso, peço por favor, me encluia novamente no auxílio emergencial,como no ano passado..Recebi todas as parcelas direitinho,.este ano que está complicando, pedido de urgência.obg!!!!

  6. Maria Cesanira Monteiro de lima Diz

    Eu recebi no anao passado,mas nesse ano não consegui e é q recebo 82 reaia do bolsa família,tenho 2 crianças,mãe solteira e desempregada. E até hj não intendo o por que de não receber ,não tive o direito a contestação. Isso é um absurdo q o gonverno fez com a classe mais pobre.

  7. Vera Lucia Mendes Ferreira Diz

    Minha situação não mudou nada, mudou sim pra pior, contínuo desempregada sem auxílio nenhum,aí falam que não atendo os critérios,me cortaram,nem consegui contestar, porque não existe opção.

  8. Simone Santana Diz

    Eu recebi o auxílio ano passado mais nesse não recebi nada…olha que recebo 130 do bolsa família não sei porque mais eu não recebi esse ano

  9. Aureano Júnior Diz

    Eu recebi o auxilio até o fim doa ano passado. Mas esse ano assinei minha carteira em fevereiro mas devido problema de saúde fui demitido. Então meu auxílio foi cortado e não estou mas recenmbemdo. Será que posso recorrer e voltar a receber? pois estou desempregado até esse momento.

  10. Tainara dos santos azevedo Diz

    Isso é uma palhaçada eu nao tenho renda e consta no site da caixa que minha reda é maior que meio salario minimo ppr pessoa

    1. Caio Diz

      Também tá assim o meu palhaçada mesmo

  11. Mauriceia Diz

    Recebi o auxílio em 2020, mas perdi porque trabalhei com carteira assinada por um mês e perdi meu auxílio.Não posso mais recorrer?

  12. Cristina Rita de Souza Diz

    Eu não recebi porque meu irmão não Mora no mesmo endereço que o meu mais ele mentiu porque ele não Mora comigo ele é casado e tem outro endereço como eu faço para protestar sobre isso?

  13. JOÃO LUIZ SILVA DE OLIVEIRA Diz

    Fiz a reclamação no Fala BR, após muito pesquisar. Como fiz na sexta-feira provavelmente está semana poderão estar me respondendo. Pois se com contestação não adianta só me restou ir reclamar por lá mesmo. Ano passado recebi todas as parcelas e esse ano, ainda desempregado e sem renda nenhuma, fui negado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.