Ministério do Meio Ambiente: mercado de carbono, startups verdes e outras ações sustentáveis

O Ministério do Meio Ambiente realiza diversas ações sustentáveis, como o mercado de carbono e as startups verdes. Saiba mais!

Diversas ações relacionadas ao meio ambiente estão em andamento no Brasil. Confira informações oficiais do Ministério do Meio Ambiente sobre a sustentabilidade nacional!

Ministério do Meio Ambiente: mercado de carbono, startups verdes e outras ações sustentáveis

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, as pretensões brasileiras de assumir um protagonismo global nas questões relacionadas ao meio ambiente estão amparadas em uma série de ações promovidas pelo Governo Federal que colocam o país na posição de vanguarda no caminho rumo a uma economia verde sustentável no país. Entre os destaques estão:

Mercado de carbono e marco regulatório

O Decreto Nº 11.075, publicado em maio deste ano, estabeleceu os procedimentos para a elaboração dos Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas e instituiu o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

Negociação global do crédito de carbono

O documento, que encerrou uma espera que se arrastava por mais de 12 anos, representa um marco histórico para o Brasil. Ele possibilita a negociação global do crédito de carbono e traz elementos inovadores e modernos, como o mercado de metano, carbono de vegetação nativa e carbono do solo, alinhado com o modelo produtivo brasileiro, além do carbono azul, relacionado à indústria naval, informa o Ministério do Meio Ambiente.

Ao permitir que mecanismos econômicos verdes sejam implantados com solidez, o Brasil avança rumo a um futuro neutro em emissões. Isso permitirá ao País se tornar fornecedor global de créditos de carbono.

Congresso Mercado Global de Carbono: descarbonização e investimentos verdes 

Realizado entre os dias 18 e 20 de maio, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Congresso Mercado Global de Carbono — Descarbonização e Investimento Verdes foi o maior encontro promovido entre o setor privado e o Governo Federal sobre estes temas e reuniu lideranças empresariais e ambientais, destaca o Ministério do Meio Ambiente.

Startups verdes

Na ocasião, foram apresentadas políticas corporativas e startups verdes em 24 painéis de ações corporativas e 100 cases de empreendedores sobre diversos temas. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os participantes debateram assuntos como o mercado de carbono, o tratamento de resíduos, saneamento, agricultura, descarbonização do setor de óleo e gás e um sistema agro sustentável.

Tudo o que foi discutido no encontro servirá como base para a preparação do Brasil para a próxima conferência do clima, a COP27, que será realizada no Egito, em novembro.

Guardiões do Bioma: 17 mil incêndios combatidos em 2021

Lançado em junho de 2021 pelo Governo Federal, a Operação Guardiões do Bioma apresenta um novo paradigma no combate ao desmatamento e às queimadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.