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Confira os canais oficiais para tirar dúvidas sobre auxílios

Em tempos de crescimento no número de golpes por telefone e internet, confira uma lista confiável de contatos de órgãos do Governo

Por mais que centenas de textos sejam publicados todos os dias com o intuito de sanar dúvidas sobre auxílios sociais, em alguns casos, o cidadão não consegue entender determinados pontos. Dessa forma, quando o cidadão tem alguma dúvida específica a respeito de um benefício que recebe ou que pode receber, não há outra saída. É preciso entrar em contato com o Governo Federal.

Normalmente, a pasta responsável pelos pagamentos de benefícios sociais no Brasil é o Ministério da Cidadania. Nesse sentido, eles respondem pelos repasses de programas como Auxílio Brasil, vale-gás nacional e até mesmo a Tarifa Social de Energia Elétrica. Portanto, caso o cidadão tenha alguma dúvida sobre tais projetos, precisa pedir ajuda para esta pasta.

Contudo, em tempos de crescimento no número de golpes e fraudes, algumas pessoas têm um certo temor de entrar em contato com o Ministério. Dessa forma, para ajudar a acabar com este medo, separamos uma lista com os contatos oficiais e confiáveis dos órgãos do Governo Federal. Por fim, o cidadão pode usar as informações sempre que sentir que precisa esclarecer algum ponto sobre o seu projeto.

Contatos por telefone

Ministério da Cidadania: 121
O cidadão precisa ligar para este número caso necessite tirar alguma dúvida sobre programas sociais. Por exemplo, quem precisa saber se está na folha de pagamentos, pode entrar em contato com este número. O mesmo vale para saber qual será o valor do seu recebimento.
Exemplo: “Estarei na folha de pagamentos do Auxílio Brasil em junho?”

Caixa Econômica Federal: 111
O indivíduo pode ligar para o 111 para esclarecer pontos relacionados especificamente aos pagamentos do benefício. É importante deixar claro que a Caixa não é responsável por definir os valores e nem a lista de usuários que recebem o programa. Além disso, o cidadão pode entrar em contato caso a dúvida gire em torno dos repasses.
Exemplo: “O sistema aponta que meu benefício foi pago, mas eu não recebi nada ainda. O que aconteceu?”

INSS: 135
O cidadão também pode entrar em contato com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para esclarecer dúvidas. Lembre-se que a autarquia responde apenas pelos benefícios previdenciários como auxílio-doença, aposentadoria e pensão por morte, por exemplo.
Exemplo: “Qual será o valor da minha aposentadoria em julho?”

Por aplicativos

O cidadão que não quer usar o celular, também tem a opção de entrar em contato com as mesmas instituições através da internet. Todos os órgãos possuem apps próprios que já estão disponíveis para download nas principais lojas de aplicativos.

O Ministério da Cidadania, por exemplo, desenvolveu o app do Auxílio Brasil. Através da plataforma, é possível consultar os dados da sua conta. A Caixa Econômica Federal criou o Caixa Tem, que funciona como agente de movimentação do dinheiro do Auxílio Brasil, e de outros programas sociais.

O INSS desenvolveu o Meu INSS, que tem a função de guiar aposentados, pensionistas e outros beneficiários na tarefa de buscar informações sobre as suas contas. Pelo mesmo app, também é possível agendar atividades como perícias médicas, por exemplo.

Golpes nos contatos

Recentemente, a Polícia Federal (PF) divulgou uma série de dicas que os usuários podem aplicar no dia-a-dia para tentar fugir de golpes. Na prática, ninguém está livre de ser vítima de uma fraude, mas há meios para diminuir as chances de problemas.

Uma dica é não divulgar nenhuma informação importante pelo celular. O INSS, o Ministério da Cidadania e a Caixa Econômica Federal não solicitam nenhum dado como senhas ou número de contas de seus usuários.

Para quem pretende entrar em contato através dos aplicativos, a dica é prestar atenção no momento do download. É importante baixar apenas o app oficial para evitar cair em golpes. Normalmente, o app oficial é o que conta com o maior número de downloads em lojas Android e iOS.

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