Ministério da Educação informa período de inscrição do ProUni e do Fies 2022/2

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o período de inscrição para o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do segundo semestre deste ano.

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Victor Godoy, na última quinta (21). De acordo com o ministro, as inscrições para os dois processos seletivos serão recebidas no mês de agosto.

ProUni 

As inscrições do ProUni 2022/2 serão abertas no dia 1º de agosto. Os interessados em concorrer a uma bolsa de estudo poderão se inscrever até o dia 4 de agosto, por meio do Portal de Acesso Único. As demais datas do processo seletivo ainda não foram divulgadas.

Conforme definido pelo MEC, nesta edição, os estudantes poderão concorrer usando as notas das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): 2020 e 2021. Além disso, pela primeira vez, estudantes que cursaram o ensino médio em escolas particulares também poderão concorrer às bolsas ofertadas no ProUni.

O programa conta com a oferta de bolsas com 50% e 100% de desconto nas mensalidades. Para as bolsas integrais, o MEC exige a renda bruta familiar inferior a um salário-mínimo e meio per capta. Já para as bolsas parciais (50%), a exigência é renda bruta familiar inferior a três salários-mínimos per capta

As restrições de renda só não são aplicadas a professores da rede pública de ensino que estão no exercício da docência na educação básica. Os docentes não precisam comprovar renda para concorrer às bolsas para os cursos de licenciatura.

Fies 

O MEC já publicou o edital do Fies 2022/2. De acordo com o documento, o período de inscrição do Fies 2022/2 será de 9 a 12 de agosto. O documento indica ainda que as inscrições deverão ser feitas no Portal de Acesso Único.

Poderão se inscrever os estudantes que tenham feito uma das edições do Enem ocorridas a partir de 2010, desde que tenham obtido média de 450 pontos ou mais nas provas e nota acima de zero na redação. 

Conforme o cronograma, a divulgação do resultado do Fies 2022/2 está prevista para o dia 16 de agosto. Os selecionados deverão complementar as inscrições entre 17 e 19 de agosto. 

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Univesp publica lista da 2ª chamada do Vestibular 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.