Pagamentos digitais aumentaram 33 vezes, informa VR Benefícios

De acordo com um estudo realizado pela VR Benefícios em parceria com o Instituto Locomotiva, de janeiro a junho de 2022, as transações realizadas por pagamentos digitais aumentaram 33 vezes. O levantamento contempla pagamentos feitos por meio de cartões virtuais e QR Code. 

Com o isolamento social, os meios de pagamento sem contato físico ganharam muito espaço entre os brasileiros. No entanto, os dados indicam que esses métodos de pagamento não perderam força com a retomada da rotina tradicional. 

O levantamento indica que os pagamentos feitos por meio do QR Code representaram 66% das transações no comércio eletrônico em junho. Vale informar que a VR Benefícios realiza anualmente uma pesquisa externa voltada para esse nicho, enquanto o levantamento nacional é feito em parceria com o Instituto Locomotiva. 

Em 2021, a pesquisa indicou que os pagamentos por aproximação tiveram uma alta de 81% em comparação ao ano anterior. Os dados ainda indicam que 40% dos estabelecimentos acreditam que essa modalidade de pagamentos aumentou as vendas no negócio, de forma que 98% pretendem manter os serviços. 

Saiba mais sobre as carteiras digitais 

As carteiras digitais ou e-wallets, são uma forma de pagamento sem contato físico com bastante eficácia, garantindo segurança e praticidade aos usuários. Esse serviço pode ser acessado por meio de smartphones, desktop ou alguns outros dispositivos inteligentes, como os smartwatches. 

Desta forma, é possível fazer compras em diversos estabelecimentos comerciais (físicos ou online), sem a necessidade de carregar dinheiro ou cartões físicos. Isso se deve ao fato das carteiras digitais serem versões eletrônicas de serviços como cartões de crédito e débito. 

As carteiras digitais são aplicativos que armazenam os dados bancários dos usuários, possibilitando pagamentos digitais sem contato físico. Para isso, os usuários devem autorizar o uso no aplicativo da carteira digital e apenas aproximar o dispositivo (smartphone ou smartwatch) da maquininha de cartão

Com a grande adesão da população pelo método de pagamento, as possibilidades de carteiras virtuais que permitem pagamentos digitais com mais facilidade vem aumentando. Atualmente, algumas carteiras vêm ganhando ainda mais popularidade como: 

  • Mercado Pago;
  • PicPay;
  • PagBank;
  • Paypal;
  • Google Pay;
  • Apple Pay;
  • Samsung Pay;
  • entre outras. 

Por existirem inúmeras opções, é importante sempre conferir as regras e vantagens oferecidas por cada uma das carteiras virtuais. Desse modo, é possível decidir qual a melhor opção para o perfil do consumidor. 

Pagamentos digitais via QR Code no PIX

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, também é um dos grandes aliados dos brasileiros na realização de pagamentos digitais. Sendo assim, a ferramenta possibilita a criação de um QR Code para receber pagamentos. Essa alternativa é bastante útil para estabelecimentos comerciais, que podem disponibilizar o código de forma prática aos seus clientes.

O procedimento para gerar um QR Code para receber pagamentos digitais por meio do PIX pode variar de acordo com a instituição bancária ou financeira que o usuário possui uma chave cadastrada. Apesar disso, na maioria dos casos a operação é bastante intuitiva, sendo necessário apenas seguir os passos indicados no aplicativo. Mais informações sobre o método de pagamentos podem ser obtidas no site do Banco Central. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.