FIES: um guia completo

As principais informações sobre o programa

FIES: tudo aquilo que você precisa saber sobre o programa

O Fundo de Financiamento Estudantil, conhecido como FIES, é um programa criado pelo Governo Federal que possui o objetivo de financiar o estudo e a formação de estudantes do curso superior. Porém, lembre-se de que o financiamento acontece com base em determinados critérios.

Os cursos financiados são aqueles na modalidade presencial e não gratuitos. Além disso, o estudante precisa ter conseguido uma boa pontuação nos testes de avaliação conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira mais informações sobre o uso do FIES!

FIES: a quem é destinado o FIES

Prioridade é dado aos estudantes que ainda não concluirem o curso de nível superior e também aos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, a partir do ano de 2010, e que alcançaram um nota média igual ou maior a 450 pontos e nota superior a zero na redação no mesmo exame.

FIES: o que pode ser financiado?

Até 100% dos valores das prestações das faculdades que tenham aderido ao programa podem ser financiados. O financiamento acontece depois da análise da renda mensal familiar do estudante e do comprometimento dessa renda em relação aos pagamentos que devem ser efetuados.

FIES: como o financiamento funciona?

As modalidades de financiamento recentemente criadas permitem que determinados tomadores do empréstimo sejam beneficiados com a possibilidade de pagamento sem juros. Os critérios, porém, dependem da renda familiar de cada estudante.

Fies: vantagens oferecidas pelo programa

Dentre outras vantagens, o FIES proporciona ao estudante a possibilidade de estudar em uma instituição de ensino particular com financiamento garantido pelo Governo Federal.

As facilidades para a quitação do empréstimo, que ocorre apenas ao final do curso, e os juros baixos, também podem ser incluídas na lista de vantagens oferecidas pelo FIES.

FIES: inscrições

As pré-inscrições e as inscrições podem ser realizadas no site do FIES Seleção: https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.