Ministério da Educação e o programa de educação financeira na escola

O Ministério da Educação lançou o programa de educação financeira na escola, voltado para o corpo docente. Saiba mais detalhes!

Educação Financeira na Escola é um programa que visa formar professores da educação básica, por meio de plataforma EaD específica, de acordo com informações oficiais.

Ministério da Educação e o programa de educação financeira na escola

De acordo com informações oficiais, o objetivo do programa é disseminar a educação financeira nas escolas brasileiras, conforme previsto no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério da Educação (MEC), informa o Ministério da Educação. Com isso, os alunos poderão desenvolver uma cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente.

Quais são os objetivos do programa?

Conforme informações oficiais do Ministério da Educação, os objetivos secundários/ específicos do  Acordo são:

  • Desenvolvimento de projetos educacionais, incluindo pesquisas, produção de material didático, publicações;
  • Ensino de Educação Financeira nas escolas para crianças, adolescentes e adultos por meio de cursos EaD;
  • Apoio técnico (capacitação de instrutores);
  • Capacitação técnica em temas de mercados de capitais e inovação financeira;
  • Pesquisa com professores e alunos participantes das capacitações sobre o impacto das ações da educação financeira.
  • A abrangência deste Acordo é todo o território nacional, contemplando as redes pública e privada, incluindo as escolas cívico-militares.

Além disso, o público-alvo está restrito aos professores dos ensinos fundamental e médio, destaca o Ministério da Educação.

Apoio técnico e orientação pedagógica

O Ministério da Educação informa que o Acordo prevê ainda apoio técnico e orientação pedagógica aos professores em relação aos principais temas que permeiam a educação financeira, tais como: formação de poupança; consumo consciente; orientação a investimentos; proteção contra fraudes financeiras; sustentabilidade; e desenvolvimento de hábitos e atitudes que contribuam para o bem-estar financeiro.

Escopo do programa

Conforme informações oficiais do Ministério da Educação, o escopo do programa contém diversas ações, tais como:

Plataforma

Site com materiais para docentes; links das normas do MEC; regulamentação da formação de professores; e diversas publicações de parceiros sobre educação financeira e assuntos correlatos;

E-learning

Curso online desenvolvido pelo SEBRAE para o programa de formação básica dos professores em educação financeira.

Rede de Excelência 

Centro formado por um grupo de especialistas de diversas formações e de todas as regiões do país. O grupo terá finalidade consultiva para orientar o programa, pedagogicamente.

Prêmios

Serão disponibilizados certificados e prêmios para os professores que concluírem o programa de formação. Importante destacar que as inscrições podem ser feitas no site http://www.edufinanceiranaescola.gov.br/.

Redes Sociais

De acordo com o Ministério da Educação, haverá uma conta no Telegram para fomentar interação e compartilhamento de informações entre os professores que concluírem o curso. Será criada ainda uma conta no Tik Tok para promover e divulgar aos jovens as ações de educação financeira, destaca o Ministério da Educação através de divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.