Planejamento financeiro pessoal: dicas para que modifique hábitos de consumo

Elabore um planejamento financeiro pessoal. Confira algumas dicas adaptáveis para que modifique hábitos de consumo!

Muitos fatores impactam no planejamento financeiro pessoal, principalmente, fatores externos não controláveis, como crises financeiras, e fatores internos, como um endividamento.

Planejamento financeiro pessoal: dicas para que modifique hábitos de consumo

Sendo assim, para que você direcione um planejamento financeiro é necessário que você faça um mapeamento de suas finanças. Pois, somente após observar a sua situação atual, você conseguirá direcionar um plano de ação.

Elabore um plano de ação e faça trocas viáveis 

Todavia, é importante ressaltar que um plano de ação não precisa ser algo muito radical; é possível que você faça trocas relevantes na sua rotina, de modo que você elabore um planejamento financeiro pessoal, organicamente.

Para que você realize um mapeamento de suas finanças, você pode fazer uso de ferramentas de gestão, ou até mesmo, aplicativos de gestão pessoal. O mais importante é que você controle os seus gastos mensais fixos e variáveis, de modo que você saiba quais são as possíveis mudanças, considerando os resultados dessa análise.

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, ou ainda, você pode cancelar uma assinatura de TV a cabo por uma assinatura de streaming. Dessa forma, é possível que você realize trocas financeiramente viáveis, porém, sem abdicar serviços ou produtos na sua rotina.

Negociação de dívidas

Além disso, para viabilizar um planejamento financeiro, pode ser importante verificar a possibilidade de negociar dívidas. Caso você esteja em uma situação de inadimplência. 

 Durante este mês de novembro está ocorrendo um mutirão realizado pela Febraban e o Banco Central do Brasil; e pode ser interessante você verificar as opções de descontos oferecidos pelas empresas.

Já que é um evento que pode ser bastante benéfico para o inadimplente. Todavia, cabe ressaltar que é muito importante que você insira o valor das parcelas dentro desse planejamento financeiro, de modo que você consiga evitar criar um novo ciclo de endividamento ao tentar pagar suas dívidas. Por isso, pode ser interessante você aproveitar esses eventos para que possa direcionar suas finanças.

Venda os seus excessos

 Além disso, caso você possua produtos que estejam em bom estado de conservação, pode ser um movimento importante tentar vendê-los, ao passo que poderá se livrar dos excessos. 

Sendo assim, existe a possibilidade de vender produtos que não são utilizados em sua rotina para que você possa se livrar de seus excessos de consumo e amparar novos hábitos. Dessa forma, é muito importante você focar em seus hábitos e realizar controles de rotina, ao passo que direcione para a poupança todos os valores obtidos por essas mudanças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.