MEU INSS 2023: Com Entrar, Cadastrar e fazer consultas?

O Meu INSS é uma plataforma online criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Brasil, que possibilita aos cidadãos acesso a informações e serviços ligados aos seus benefícios previdenciários sem a necessidade de visitar uma agência física do INSS. Neste artigo, você aprenderá como acessar, registrar-se e fazer consultas na plataforma Meu INSS.

 

Tela de login do My INSS

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é uma ferramenta online oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Brasil. Nesse sentido, destina-se a facilitar o acesso dos cidadãos a informações e serviços relacionados aos seus benefícios previdenciários. Isso inclui aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade entre outros, sem a necessidade de visitar um escritório físico do INSS.

Além disso, o Meu INSS oferece uma série de serviços e informações úteis, como orientações sobre aposentadoria e informações sobre os direitos e deveres dos segurados.

Serviços disponíveis no Meu INSS

A ferramenta faz parte do portal Gov.br. No site ou no aplicativo, você pode realizar os seguintes serviços:

  • Marcar benefícios e serviços;
  • Simular aposentadoria;
  • Solicitar auxílio-doença;
  • Solicitar salário-maternidade;
  • Enviar documentos;
  • Emitir Extrato de Contribuição (CNIS);
  • Emitir Guia da Previdência Social (GPS);
  • Acompanhar a movimentação de seus pedidos;
  • Consultar vínculos trabalhistas;
  • Consultar extratos de recolhimento;
  • Consultar calendário de pagamento;
  • Solicitar reembolso de deslocamento para realização de perícia médica em outra cidade;
  • Prova de vida;
  • Consulta de empréstimo e margem consignável.

Estes são apenas alguns dos 90 serviços disponíveis na plataforma, acessíveis via site ou smartphone (Android ou iPhone). Sem filas e economizando tempo e dinheiro para todos os cidadãos.

Como se cadastrar no Meu INSS

Para se cadastrar no Meu INSS é muito simples, basta ter uma conta ativa no portal Gov.br. Esta única conta permitirá que você acesse todos os serviços disponíveis. A seguir, você aprenderá como criar sua conta, desbloqueá-la e tudo mais que precisa para acessar esta importante ferramenta.

Para se cadastrar no Gov.br e acessar a plataforma Meu INSS, siga os passos abaixo:

  • Clique aqui para criar sua conta;
  • Digite seu CPF e clique em “Continuar”;
  • Aceite os termos de uso e a política de privacidade;
  • Confirme que você é um humano;
  • Você pode criar sua conta através do seu banco, se ele for um dos seguintes: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Banese ou Banestes. Se você escolher esta opção, será redirecionado para o ambiente do banco;
  • Se não quiser criar sua conta usando os dados do banco, clique em “Tentar de outra forma”;
  • Será necessário responder a algumas perguntas sobre você, como “Qual é o seu mês de nascimento”, para confirmação cadastral;
  • Após a confirmação, aparecerão seu CPF e nome completo. Se as informações estiverem corretas, clique em “Continuar”;
  • Agora você fará a autenticação da sua conta por e-mail ou telefone celular. Após escolher uma das opções, um código será enviado para você;
  • Digite o código na tela de cadastro e clique em “Continuar”;
  • Defina sua senha e clique em “Continuar”;
  • Na nova tela, clique em “Concluir” e sua conta Gov.br estará pronta.

Com apenas alguns passos, você terá uma importante conta que permitirá o acesso a uma enorme variedade de serviços públicos.

Como entrar no Meu INSS

Entrar na plataforma Meu INSS é muito simples. Você pode fazer isso através do site ou do aplicativo para smartphone.

Para acessar a plataforma via site, digite “meu.inss.gov.br” no seu navegador ou clique neste link. Ao fazer login, você terá acesso a mais de 90 serviços, como já mencionado na explicação sobre o que é a ferramenta.

Para acessar o Meu INSS via aplicativo é muito simples, basta baixar gratuitamente o aplicativo (Android ou iPhone). Com o aplicativo instalado no celular, basta fazer login com sua conta Gov.BR e ter acesso a mais de 90 serviços, como já mencionado na explicação sobre o que é a ferramenta.

Como recuperar a senha do Meu INSS

Se você esqueceu a senha que criou para o Meu INSS, não se preocupe, isso é muito comum. Siga os passos abaixo para recuperar sua senha:

  • Acesse esta URL para acessar sua conta;
  • Informe seu CPF e clique em “Continuar”;
  • Na nova tela, clique em “Esqueci minha senha”;
  • Para recuperar sua senha, será necessário uma prova de autenticidade. A primeira opção é via reconhecimento facial com o uso de um QR Code. Para recuperar dessa forma, é necessário que você tenha o aplicativo instalado no seu celular (Android ou iPhone);
  • Abra o aplicativo gov.br, selecione a opção “Ler QR Code”, e aponte a câmera do seu celular para a imagem abaixo;
  • Se você não tem um smartphone, ainda é possível validar sua conta pelo seu banco, e-mail ou celular e formulário de atendimento. Na primeira opção, você será transferido para o ambiente de login do seu banco, na segunda receberá um código que será utilizado para recuperar a senha, e na última terá de preencher um formulário que permitirá a recuperação da senha.

Recuperar sua senha é realmente muito simples. Siga os passos com calma e, em poucos minutos, você poderá acessar novamente sua conta.

Como fazer consultas no Meu INSS

O Meu INSS oferece uma variedade de consultas e serviços que você pode fazer usando a plataforma. Aqui estão as principais consultas e como realizá-las.

Como consultar o benefício do INSS pelo CPF

Para consultar seus benefícios usando apenas seu CPF, você precisa baixar o aplicativo Meu INSS (Android ou iPhone) ou acessar o site. Depois disso, siga os seguintes passos:

  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Faça login informando seu CPF e senha do Meu INSS (se você não tem um cadastro, veja o tópico “Como fazer cadastro”);
  • Na tela inicial, você já visualiza seus dados de contribuição.

Além de consultar seus benefícios, você também pode consultar pedidos, fazer pedidos, pedir benefício por incapacidade, simular aposentadoria, consultar extratos e muito mais.

Como consultar NIT pelo Meu INSS

O Número de Identificação do Trabalhador (NIT) é uma numeração atribuída pelo INSS ao trabalhador autônomo em seu registro no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Para visualizar seu NIT no site ou no aplicativo, você deve:

  • Acessar o site ou o aplicativo;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Faça login informando seu CPF e senha (se você não tem um cadastro, veja o tópico “Como fazer cadastro”);
  • Na tela inicial, você já visualiza seu NIT.

Como simular tempo de contribuição no INSS

Tela do My INSS ilustrando como "Simular Aposentadoria"

Simular sua aposentadoria é bastante simples usando o site ou o aplicativo Meu INSS. Basta seguir os passos abaixo:

  • Acessar o site ou o aplicativo;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Faça login informando seu CPF e senha (se você não tem um cadastro, veja o tópico “Como fazer cadastro”);
  • Clique em “Simular Aposentadoria”.

É importante lembrar que essa simulação é apenas um demonstrativo e não garante o direito ao benefício. Quando você for fazer sua solicitação, o INSS pode solicitar algum documento para comprovar as informações.

Como obter o extrato de pagamento do benefício

Tela do My INSS ilustrando como tirar "Extrato de Pagamento"

Para obter seu extrato de pagamento de benefício no Meu INSS, siga os passos abaixo:

  • Acessar o site ou o aplicativo;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Faça login informando seu CPF e senha (se você não tem um cadastro, veja o tópico “Como fazer cadastro”);
  • Clique em “Ver mais”;
  • Clique em “Extrato de pagamento”.

A página que será carregada detalha as informações de pagamento do benefício, como valores, datas e o banco.

Como obter os extratos previdenciários do INSS (CNIS)

Tela do My INSS ilustrando como tirar "Extrato de Contribuição (CNIS)"

Para obter seu extrato de pagamento de benefício no Meu INSS, siga os passos abaixo:

  • Acessar o site ou o aplicativo;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Faça login informando seu CPF e senha (se você não tem um cadastro, veja o tópico “Como fazer cadastro”);
  • Clique em “Extrato de Contribuição (CNIS)”.

A página que será carregada detalha as informações de todos os seus vínculos de trabalho, remunerações e contribuições previdenciárias, constantes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Como consultar o extrato de Concessão de Benefício

Tela do My INSS ilustrando como tirar "Extrato de Informações do Benefício"

Para obter seu extrato de Concessão de Benefício no Meu INSS, siga os passos abaixo:

  • Acessar o site ou o aplicativo;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Faça login informando seu CPF e senha (se você não tem um cadastro, veja o tópico “Como fazer cadastro”);
  • Clique em “Extrato de informações do Benefício”.

A página que será carregada detalha as principais informações sobre seu benefício, como a espécie do benefício, data de início, renda inicial e atualizada.

Como desbloquear o benefício INSS para empréstimo?

Tela do My INSS ilustrando como fazer um "Novo Pedido"

O beneficiário do INSS que deseja fazer um empréstimo consignado precisa primeiro desbloquear essa opção. Para fazer isso, o benefício deve ter sido concedido há pelo menos 90 dias após a concessão para desbloquear o consignado.

Após esse prazo, é necessário ter em mãos um documento de identificação com foto, termo de responsabilidade, termo de compromisso para análise do pleito. Em seguida, siga o processo abaixo:

  • Clique em “Novo Pedido”;
  • Digite na busca “Bloquear/Desbloquear Benefício para empréstimo consignado”;
  • Siga os passos solicitados pela plataforma. Lembre-se de ter em mãos os documentos digitalizados, preferencialmente no formato PDF, colorido em 24 bits e com qualidade de 150 DPI, com os arquivos não excedendo 5MB.

Como fazer a prova de vida do INSS pelo Meu INSS?

Em 2023, será possível fazer a prova de vida de forma digital por biometria facial. Esse projeto foi iniciado no ano passado e, para saber se já está disponível para você, acesse o aplicativo ou site e clique na opção “Prova de vida”.

A prova de vida feita por meio da biometria facial tem validade oficial, mas se você ainda não teve a prova de vida por biometria liberada, ainda será necessário ir até uma agência bancária.

Perguntas Frequentes

Abaixo, você encontrará as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Meu INSS.

Como atualizar o aplicativo Meu INSS?

Para atualizar seu aplicativo, basta acessar sua loja de aplicativos (Android ou iPhone) e verificar se o aplicativo tem alguma atualização disponível. As versões mais recentes do aplicativo são:

  • iPhone: Versão 4.16.11
  • Android: Versão 4.17.02

Se sua versão não for uma dessas, recomendamos que você as utilize.

O que fazer em caso de dúvidas ou problemas no Meu INSS?

Se você tiver alguma dúvida ou problema relacionado ao site ou ao aplicativo, pode ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135 e resolver por gravação ou com a ajuda de um atendente. O atendimento pelo telefone 135 é gratuito e pode ser feito das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado.

Como saber o meu número do PIS no Meu INSS?

Para consultar seu número do PIS pela internet, é muito fácil. Basta utilizar o aplicativo Meu INSS. Para facilitar sua busca, criamos um guia sobre como consultar o número do PIS pelo CPF na internet.

Como saber se meu benefício do INSS foi aprovado?

Para saber se sua solicitação de benefício foi aprovada, você pode acessar o site ou o aplicativo e clicar em “Consultar Pedidos” ou “Extrato de informações do Benefício”.

Como saber se as parcelas do INSS estão sendo pagas?

Ao acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS, você poderá conferir seu extrato de pagamentos, como explicamos no tópico “Como obter o extrato de pagamento do benefício”.

Como pagar o INSS como autônomo?

Se você trabalha como autônomo, o pagamento do INSS pode ser feito em casas lotéricas, bancos, aplicativos bancários e internet banking após preencher o Guia da Previdência Social (GPS).

Como saber meu tempo de contribuição no INSS?

Se você quer saber apenas quantos meses contribuiu, a forma mais simples de fazer é acessar o site ou o aplicativo do My INSS e clicar em “Detalhar”. Na tela que será aberta, você verá quantos meses ou anos você já contribuiu.

Também é possível ter essa visão sobre o tempo de contribuição ao acessar a opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”. Nela estarão todos os seus vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias.

Como emitir o Guia da Previdência Social?

O Guia da Previdência Social ou GPS é um documento que permite ao contribuinte individual, ao segurado especial, ao segurado facultativo e às empresas obrigadas a entrega da Guia do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP/SEFIP) pagar as contribuições sociais. Você não consegue fazer a emissão pelo My INSS, mas pode chegar ao site do Sistema de Acréscimos Legais (SAL) digitando “Emissão de Guia da Previdência Social” na busca.

Agora que você entendeu como funciona o My INSS, compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendessem mais sobre esse assunto.

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