Método STAR e Pontos Relevantes na Entrevista de Emprego

Dicas para obter sucesso em uma entrevista de emprego

Não existe uma fórmula do sucesso em uma entrevista de emprego. Todavia, existem pontos de atenção que podem ser direcionados pelo candidato para que não fique aquém de seu potencial. 

Por isso, para aumentar a sua chance de sucesso em uma entrevista de emprego é importante que tenha foco e direcione seu comportamento. 

Sendo assim, é importante ter clareza quanto às suas respostas para que repasse ao selecionador uma mensagem profissional sobre as suas competências.

Alguns pontos são relevantes para que se destaque através do seu comportamento e postura 

A sua postura pode ser um diferencial no processo seletivo. Sendo assim, veja alguns pontos relevantes:

  • Evite cruzar braços e pernas;
  • Não deixe bolsas ou mochilas em seu colo em posição de defesa;
  • Tenha atenção plena ao que está sendo dito por você mesmo e pelo entrevistador;
  • Aperte firme a mão do seu entrevistador;
  • Treine sua respiração para diminuir a ansiedade;
  • Procure ter assertividade nas respostas;
  • Tire suas dúvidas. 

Método STAR

A metodologia STAR pode ajudar a ter um direcionamento assertivo para as suas respostas. Por isso, é um método muito popular e utilizado com sucesso por muitos candidatos.

  • Situation (Situação);
  • Task (Tarefa); 
  • Action (Ação);
  • Result (Resultado).

O método STAR consiste em relatar uma situação, informar o que deveria ter sido feito.  Assim sendo, posteriormente, o candidato deve informar ao entrevistador a ação que foi tomada e qual foi o resultado. Ou seja, a metodologia STAR consiste em criar um contexto de uma situação para que direcione suas ações.

Demonstre sempre interesse pela empresa

Geralmente, o entrevistador pergunta ao candidato se ele conhece a empresa, o que ele sabe sobre a organização.

 Por isso, é importante conhecer a missão, visão e valores e a trajetória da empresa. Além disso, neste momento é importante que o candidato ressalte pontos importantes de identificação entre a sua carreira profissional e os valores da empresa. 

 Por que devemos te contratar?

Essa pergunta pode deixar um candidato intimidado, porém, é uma simples questão que pode ser um diferencial dentro do processo seletivo. Sendo assim, caso você tenha que responder a essa questão em uma entrevista de emprego, dê uma resposta assertiva e relacionada aos seus objetivos de carreira.

Por isso, é fundamental que conheça seus pontos fortes e fracos como profissional, já que a autonálise pode direcionar a sua entrevista de emprego. Além de aumentar a sua segurança para responder a essas questões feitas durante um processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.