Método REVELADO: Veja como cancelar um Pix pelo aplicativo do Nubank

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, disponibilizado pelo Banco Central em 2020. A ferramenta se tornou muito popular no Brasil nos últimos anos, principalmente pela sua praticidade na hora de realizar transferências, assim como pelo fato do serviço ser gratuito.

Com o uso rotineiro do Pix, muitas pessoas acabam cometendo erros no momento de enviar alguma transferência, seja no valor ou no destinatário. No entanto, justamente pelos pagamentos ocorrerem de maneira instantânea, uma transação via Pix não pode ser cancelada.

Por outro lado, existe uma função específica que permite o cancelamento do Pix. Nesse sentido, o Nubank, um dos principais bancos digitais do Brasil, fez um comunicado aos clientes sobre a maneira de cancelar o envio de uma transferência instantânea.

Como cancelar uma transferência instantânea no Nubank

O Banco Central está sempre buscando inovar, trazendo novas funcionalidades para o sistema de pagamentos instantâneos. Sendo assim, uma das últimas atualizações trouxe aos usuários a função chamada de Pix Agendado, a qual permite selecionar a data e horário que será realizada a transferência para a conta do destinatário.

Dessa forma, o Pix Agendado permite que os usuários realizem o cancelamento da transação, tendo em vista que ela não ocorre no momento em que é programada. Com isso, recentemente o Nubank divulgou para seus clientes a forma correta para realizar essa operação no aplicativo da fintech.

Segundo o banco digital, os usuários do aplicativo devem cancelar o Pix Agendado em até 24 horas antes do dia marcado para o pagamento. Caso contrário, o cancelamento não será mais possível, e a transação programada irá ocorrer, enviando o dinheiro para o destinatário.

Método REVELADO: Veja como cancelar um Pix pelo aplicativo do Nubank
Método REVELADO: Veja como cancelar um Pix pelo aplicativo do NubankImagem: InfoMoney.

Confira a seguir o passo a passo para cancelar um Pix agendado no Nubank, caso ainda esteja dentro do prazo de 24 horas:

  • Primeiro, abra o aplicativo do Nubank, disponível para Android e iOS;
  • Na página inicial, selecione a opção “Conta”;
  • Em seguida, clique em “Histórico”;
  • Por fim, basta encontrar no histórico o Pix que foi agendado, confirmando seu cancelamento.

Pix Automático

Como visto com o Pix Agendado, o Banco Central sempre busca trazer novas funcionalidades para seu sistema de pagamentos instantâneos. Nesse sentido, para continuar inovando o BC anunciou que está desenvolvendo mais uma funcionalidade para a ferramenta.

A nova função será o chamado Pix Automático, conforme divulgado pelo Banco Central em um relatório de gestão no início do mês passado, com previsão de lançamento para 2024. Com isso, a ferramenta passará a permitir pagamentos recorrentes de contas, mediante autorização do usuário, substituindo o tradicional débito em conta.

O Pix Automático ainda está em processo de consulta pública, porém sua implementação já está em estágios avançados, devido ao Grupo de Trabalho de Negócios do Pix, o qual trata das questões operacionais relativas à nova funcionalidade da ferramenta.

Além disso, o relatório de gestão divulgado pelo Banco Central também trouxe outras previsões de novidades do Pix. Sendo assim, em breve a transação instantânea poderá ser realizada sem a necessidade de conexão com a internet, o que pode facilitar o pagamento em pedágios, transporte público, entre outras situações.

Segundo o relatório do BC sobre o Pix, “O uso de novas tecnologias que tornam a experiência de pagamento ainda mais rápida pode ser benéfico principalmente em alguns casos de uso específicos, como pagamentos de pedágios em rodovias, estacionamentos e transporte público”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.