Metas para os estudos: Como usá-las para aumentar sua motivação

As metas para os estudos são indispensáveis na rotina de qualquer acadêmico que deseja atingir bons resultados. Sem esses objetivos traçados, torna-se inviável criar uma rotina que promova a produtividade e, até mesmo, a motivação nos estudos.

É como a famosa frase que diz que “Se não sabemos aonde queremos chegar, qualquer caminho serve”. Por isso, é essencial que você consiga visualizar a sua carga de estudo e transformá-la em blocos para, no dia a dia, conseguir concluir cada etapa com maestria.

Quer saber como as metas são capazes de lhe deixar mais motivado, e ainda aprender a colocá-las em prática? Então acompanhe nosso conteúdo de hoje!

Como as metas para os estudos podem aumentar os seus rendimentos

É cientificamente comprovado que estabelecer metas para os estudos pode aumentar a nossa produtividade e, ao mesmo tempo, a nossa motivação.

Afinal, quando você sabe exatamente quais etapas você tem que seguir, tudo se torna mais fluído e fácil. Quer um exemplo? Imagine que você tem que construir um prédio. Se você tiver que começar ele do zero e chegar ao topo em um único dia, você se sentirá desmotivado e perceberá que isso é inviável.

Em contrapartida, se você souber exatamente quais são todas as etapas para atingir os seus objetivos, você estabelece prazos inteligentes para cada um deles e consegue concluí-los, dia após dia, de uma forma eficiente e produtiva.

Simples, não é mesmo? Mas, como conseguir montar essas metas? Como treinar a sua mente para seguir essas metas? Veja abaixo!

1- Saiba tudo o que precisa ser feito, de acordo com os prazos

Você precisa ter um panorama completo de tudo que tem que ser feito ao longo do seu semestre. Saiba quantos trabalhos serão solicitados (em média mesmo), quantas provas acontecerão e quantas aulas e textos você deverá assistir e ler. A partir disso, procure se atentar também para os prazos de cada uma dessas atividades e deixe-os sempre anotados em uma agenda.

2- Quebre cada atividade em partes menores, respeitando os prazos

Depois que você tiver o seu panorama completo, quebre cada atividade em partes menores. Exemplo: Precisa ler um capítulo de livro? Quebre-o em blocos de páginas, de acordo com a quantidade de dias que você tem para lê-lo.

3- Estabeleça seus próprios prazos, focando em um adiantamento

Manter as atividades adiantadas é uma forma de praticar as metas para os estudos de maneira eficiente. Sendo assim, estabeleça seus próprios prazos para ler o capítulo do livro (como no exemplo anterior), permitindo que haja uma margem de erro.

Exemplo: Se você tem que terminar de ler até dia 15, estabeleça uma meta que chegue no dia 14. Assim, se houver qualquer contratempo, você ainda terá uma folguinha para ler o restante noutro dia.

4- Crie métodos de recompensa para as suas metas para os estudos

Conforme você for atingindo êxito em cada pequeno bloco concluído, comece a estabelecer recompensas para si mesmo. Por exemplo: Se você conseguir ler o capítulo (de forma coerente, compreendendo o assunto), em menos de 5 dias, você poderá assistir dois episódios da sua série favorita.

Acredite, ancorar as suas tarefas em recompensas que lhe fazem feliz podem lhe ajudar a se manter motivado e produtivo. Além disso, a motivação de sempre concluir as tarefas em dia e assim garantir um tempo para os seus hobbies gerará uma sensação de bem-estar e de “dever cumprido”, sendo que estes fatores são essenciais para ter sucesso em suas metas para os estudos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.