O que fazer para melhorar a qualidade dos estudos?

Conseguir melhorar a qualidade dos estudos é muito mais importante do que aumentar a quantidade de tarefas concluídas. Afinal, não é de hoje que ouvimos falar que quantidade não significa qualidade, não é mesmo? É muito mais viável você ler uma quantidade menor de páginas do seu livro, e assim aprender de verdade, do que apenas “ler tudo por cima” e não absorver nada de interessante.

Mas, como aumentar essa qualidade? O que é preciso ser feito para que os estudos valham a pena de verdade? Para saber as respostas destes questionamentos, acompanhe o nosso conteúdo. 😉

O que fazer para melhorar a qualidade dos estudos?

Para melhorar a qualidade dos estudos você pode apostar em pequenas medidas, todos os dias, que farão muita diferença nos seus rendimentos. Quer saber quais são? Fique de olho em nossas dicas a seguir:

1- Use a iluminação natural ao seu favor, sempre que puder

O nosso relógio biológico usa a iluminação natural para manter o nosso corpo ativo durante o dia, e mais sonolento durante a noite. Portanto, procure um espaço em sua casa que permita uma entrada de luz solar de maneira eficiente, assim, enquanto você estuda, o seu corpo fica mais atento, ativo e desperto.

2- Fones de ouvido são sempre bem-vindos, especialmente com vídeos de frequência

Para melhorar a qualidade dos estudos é preciso saber focar da melhor forma. Para isso, invista em vídeos do YouTube que contam com frequências de áudio que estimulam a concentração. Os fones de ouvido serão os seus aliados contra ruídos externos, conversas paralelas e outros tipos de distrações sonoras.

3- A organização precisa considerar o seu fluxo de estudos

Todo mundo já sabe que para manter a qualidade nos estudos é preciso deixar a mesa sempre bem organizada, limpa e com uma decoração que agrade os seus olhos. No entanto, só isso não basta. A organização precisa respeitar o seu fluxo de estudos, ou seja, não adianta deixar os livros guardadinhos na prateleira se você precisará se levantar o tempo todo para pegá-los.

Manter a organização da mesa é essencial, mas ela também precisa estar organizada de uma maneira funcional, ok?

4- Estude o que é mais difícil primeiro para melhorar a qualidade dos estudos

Melhorar a qualidade dos estudos é de suma importância para atingir êxito em todas as áreas de nossas vidas. Para isso, tente sempre focar primeiro no que é mais difícil. Assim a sua mente estará mais “descansada” e pronta para absorver algo novo.

Afinal, se você começar a estudar a matéria mais difícil quando você estiver mais cansado, a tendência é que você tenha um efeito rebote e não consiga absorver muitos conhecimentos.

5- Converse com você mesmo sobre o que aprendeu: vale gravar áudios!

Por fim, use uma tática que traz muitos resultados positivos para você: a arte de ensinar para si mesmo. Mas, não é apenas ensinando em voz alta… Grave áudios para ouvir sempre que necessário e assim repôr em sua mente tudo o que foi estudado.

Vale criar um grupo no WhatsApp onde só tem você e, ali, enviar os áudios para deixá-los guardados. Ou então, crie uma pasta de áudios no seu celular e comece a dar aulas “resumidas” para si mesmo. Você vai se surpreender com a melhora na sua aprendizagem!

Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.