O que é uma meta de longo prazo?

Uma meta de longo prazo é capaz de impulsionar você rumo aos seus maiores sonhos e objetivos. Isso porque não é da noite para o dia que conquistamos grandes mudanças e metas, concorda? É preciso planejamento, consistência e foco.

Por isso, justamente, que dizemos que uma meta para o futuro é tão imprescindível na vida de uma pessoa. E, a seguir, respondemos algumas perguntas importantes sobre o tema. Acompanhe-nos.

O que é uma meta de longo prazo?

Uma meta de longo prazo é aquela que está alinhada com um período longo de tempo. Isto é, enquanto uma meta anual, mensal e semanal é vista como de curto prazo – ou seja, tem um prazo curto para ser finalizada, a de longo prazo está envolvida com anos e até décadas.

Assim, uma meta de longo prazo pode ser de 5, 8, 9 ou 10 anos, por exemplo.

Qual a importância da meta de longo prazo?

A meta de longo prazo é a mola propulsora para muitas de nossas realizações. Uma faculdade bem concluída, por exemplo, é pautada em uma meta de longo prazo. Afinal, ninguém termina uma boa graduação em apenas alguns meses, concorda?

Além disso, esse tipo de meta faz com que mantenhamos um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

Enquanto algumas pessoas focam apenas no hoje e se alimentam mal, quem tem metas de saúde a longo prazo sabe da importância de cuidar da alimentação e incluir exercícios físicos na rotina.

Claro que esse é apenas um exemplo. Existem milhares de metas de longo prazo, que variam de sonho para sonho e pessoa para pessoa.

Além do que mencionamos acima, a importância da meta de longo prazo também se dá com outros fatores:

1. O presente mais alinhado com o futuro

Quando se tem boas metas para o futuro, o nosso presente fica mais equilibrado e alinhado com os nossos sonhos. Afinal, sabemos que cada atitude nossa, no hoje, pode impactar no que seremos amanhã.

Isso quer dizer que nos tornamos menos impulsivos e reconhecemos a importância de cada momento. Assim, nosso presente fica muito mais alinhado com o nosso futuro.

2. A consistência é gerada pelo longo prazo

A consistência em qualquer hábito ou objetivo está relacionada com o longo prazo. Afinal, quem é que vai manter consistência na academia se, simplesmente, não pensar nenhum pouquinho no resultado de meses e anos? Pois é!

Por isso, a meta de longo prazo é tão importante. Com ela nós conseguimos criar hábitos saudáveis e que nos fazem felizes, mais produtivos e focados.

3. Qualidade de vida e sonhos realizados

A qualidade de vida também é maior para aqueles que pensam nas metas de longo prazo. Isso porque os sonhos se tornam uma prioridade, e a pessoa passa a ter “recompensas” com o passar dos anos.

Até porque, convenhamos, quem não se sente realizado ao atingir um sonho de longa data, não é mesmo?

Ter as metas para um futuro distante nos mantém em um caminho próspero, que nos impulsiona rumo às maiores mudanças e felicidades de nossas vidas. Por isso, pense nas suas metas e no seu futuro. Isso mudará a sua vida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.