Como montar um plano de metas?

Saber montar um plano de metas que seja consistente e realmente motivador pode ser um grande desafio. Porém, ao iniciar esse processo de planejamento, você perceberá o quanto ele pode ser motivador.

Por conta disso, fizemos este guia com algumas sugestões sobre essa montagem para que você possa analisar os passos conosco e, assim, quem sabe, conseguir desenvolver um plano de qualidade. Confira!

Como montar um plano de metas?

Existem alguns passos interessantes que podemos levar em consideração na hora de montar um plano de metas. Basicamente, precisamos de um bom senso de autoavaliação e autoconhecimento, para que seja mais fácil traçar o que queremos atingir e como faremos isso.

Contudo, isso não quer dizer que você precisa ter todas as respostas de um segundo ao outro. O planejamento das suas metas pode acontecer aos poucos, à medida que você vai tendo bons insights.

Desse modo, veja as nossas dicas abaixo como um direcionamento inicial, e não como uma receita que fará com que você conclua esse planejamento em um minuto, está bem? Assim você respeita o seu próprio tempo de descobertas. 🙂

1. Onde você está neste momento?

Pare e pense: onde você está neste exato momento? O que você está fazendo agora na sua carreira? Qual é o lugar no trabalho ou nos estudos que está ocupando? Essa reflexão pode exigir tempo, mas ela nos ajuda na hora de termos uma maior clareza da nossa realidade.

2. Onde quer estar no próximo semestre e no próximo ano?

Depois de ter uma visão mais racional e clara da sua posição neste momento, avalie onde você quer estar no próximo semestre e no próximo ano. Qual é o cargo que você deseja ocupar? Ou qual tipo de estudante você deseja ser daqui a alguns meses? Reflita sobre isso.

3. Onde quer estar mais adiante, no seu futuro?

Além de pensar nos próximos 12 meses, cogite fazer a mesma avaliação com relação ao longo prazo. Onde você quer estar daqui 5 ou 10 anos? O que gostaria de ter conquistado até lá, para as mais diversas esferas da sua vida?

4. Quais são as etapas para atingir cada resultado descrito?

Basicamente, até aqui você já sabe o que tem hoje e onde quer chegar. Agora, precisa estipular etapas para cada etapa dos seus objetivos.

Vamos supor que você deseja comprar uma casa nos próximos 5 anos. Agora, avalie quais etapas precisam ser concluídas para isso: 1) poupar mais dinheiro; 2) juntar x reais todos os meses; 3) pesquisar imóveis a partir do mês y; e assim por diante.

Claro que esse é apenas um exemplo, e quem deve montar as etapas de cada objetivo, na hora de montar um plano de metas, é você.

5. Quais os prazos para cada uma dessas etapas?

Além de saber quais são cada uma das etapas para atingir os seus objetivos, comece a montar um plano de metas que se baseie em prazos claros.

Caso contrário, a procrastinação poderá atrapalhar os seus sonhos. Por isso, considere desenvolver prazos bem estruturados para que tudo corra da melhor forma possível.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.