Plano de carreira para 2023 – dicas para fazer o seu

2022 ainda não acabou, mas há quem já esteja iniciando um plano de carreira para 2023. Afinal, às vezes, o tempo passa tão rápido que fazer um planejamento com mais antecedência pode, realmente, ser uma excelente ideia.

Por isso, neste texto nós apresentamos algumas considerações que podem ser úteis para você nesta jornada de se preparar para os novos 12 meses que logo irão iniciar. Confira!

Dicas para iniciar o seu plano de carreira para 2023

O seu plano de carreira para 2023 é seu. Isso quer dizer que você não precisa seguir imposições, metas alheias ou ideias de alguém que “acha” que determinada ação é a melhor coisa para você.

Apenas você pode avaliar o que realmente deseja e o que realmente faz sentido na sua rotina e na sua vida profissional. Contudo, aconselhamos que você não se deixe vencer pelo piloto automático nesse momento. Isto é, se possível, lance um olhar mais crítico sobre a sua vida profissional, viabilizando reflexões que possam ajudá-lo a crescer.

Assim, quem sabe, o seu plano para o próximo ano seja mais promissor, não é mesmo?

A seguir, você também pode ver algumas ideias relevantes:

1. Análise do seu ano até aqui

Antes de fazer um plano de carreira para 2023, que tal analisar tudo o que você já conquistou no seu ano de 2022? Para isso, aconselhamos que você revisite as suas metas feitas no fim do ano passado para este ano. Visualize tudo o que já foi atingido, quando foi atingido, etc. Essa visão pode mostrar quais caminhos foram bem-sucedidos e quais merecem mais atenção.

2. O que ainda será concluído antes do ano novo?

Se ainda há algumas metas em aberto, comece a verificar quais delas precisam ser concluídas antes do fim deste ano. Não subestime a sua capacidade nesse momento, mas também não crie sobrecargas com metas que você sabe que são difíceis demais para serem alcançadas em 2 meses.

3. Quais metas você quer atingir no próximo ano?

Dentre as metas que sobraram, quais delas precisam ser deixadas para o seu plano de carreira para 2023? E ainda, quais novas metas você quer incluir no seu plano? Pense nas metas de uma forma geral para, depois, analisar prazos, ferramentas necessárias, etc.

4. O que você já tem para atingi-las?

O que você já tem em mãos para atingir as suas metas para 2023? Verifique isso para começar a usar as ferramentas que você já tem. Assim, o início do ano poderá ser mais tranquilo, afinal, traçar as metas e já deixar tudo semi preparado para elas é algo bem interessante.

5. Quais mudanças precisa implementar para chegar lá?

Além de saber o que você já tem, na hora de fazer o seu plano de carreira para 2023 você precisa verificar quais mudanças devem acontecer para que as metas novas sejam atingidas. O que falta para chegar aonde você quer chegar?

6. Coloque um prazo para essas mudanças

Coloque um prazo para cada mudança que você detectou. Por exemplo, se ano que vem você quer se destacar no trabalho, pode colocar “aprender inglês” como uma meta para chegar lá. No entanto, estipule um prazo de X meses para que uma evolução interessante ocorra.

Assim, as suas metas e o seu plano de carreira para 2023 ficam mais próximos do real, e não apenas no imaginário e nos desejos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.