Mercado de investimentos: volátil, inconstante e atrativo

O mercado financeiro e de investimentos é volátil e inconstante, no entanto, novos investidores surgem diariamente. Confira pontos relevantes!

O mercado financeiro e de investimentos é volátil e inconstante, no entanto, isso nunca foi motivo para que os investidores desistissem de suas carteiras e ações. No entanto, o cenário econômico financeiro atual, embora seja instável, traz algumas novidades dentro do mercado de investimentos. Visto que, cada vez mais pessoas físicas estão se arriscando para serem bem-sucedidas, indo além da poupança.

Mercado de investimentos: volátil, inconstante e atrativo

O mercado de investimentos é amplo e possui diversas opções. No entanto, a popularização dos investimentos tem atraído pessoas que possuíam uma certa resistência, já que a poupança é uma cultura nacional oriunda de diversos fatores. Entretanto, caso você seja uma dessas pessoas que desejam entrar no mercado de investimentos, é importante que você tenha clareza sobre alguns pontos.

Opções de renda fixa

Comece pelas opções de renda fixa; já que permitem que você saiba o valor que será resgatado ao final do contrato do seu título.

Diversifique suas opções

Outro ponto relevante é diversificar as suas opções. Já que é uma maneira de conhecer o comportamento do mercado na prática.

Comece com valores baixos

Invista em valores baixos para que você acompanhe e entenda,  minimamente, a volatilidade do mercado. Por exemplo, o Tesouro Direto permite que você invista valores pequenos, a partir de R$ 30,00. Dessa forma, você poderá entender na prática como funciona o mercado de investimentos.

 Busque por fontes confiáveis e oficiais

 Sites como: B3, Bolsa de Valores e Banco Central do Brasil são recomendados para que novos investidores busquem por informações. Além disso, faça uso dos simuladores e das análises disponíveis nas plataformas. As fintechs e os bancos tradicionais também podem ser fontes importantes para que você conheça as vertentes do mercado de Investimentos.

Não fuja da poupança!

A poupança pode continuar sendo uma opção para você, ainda que você deseje diversificar seus investimentos. Entretanto, caso você deseje retirar todo o seu dinheiro da poupança, tenha clareza desse processo e entenda os riscos que está assumindo ao diversificar suas opções; já que a volatilidade do mercado influencia diretamente nos ganhos e nas perdas dos investidores. Por isso, é importante que você busque conhecimentos oficiais, evitando tomar decisões impulsivas em relação aos seus investimentos financeiros.

Especialista em finanças

Além disso, busque por conhecimentos de especialistas em finanças. Sugerimos que conheça o trabalho do Gustavo Cerbasi, que é um especialista em finanças que escreveu diversos livros sobre o assunto e possui um canal no YouTube; além de explicar de forma minuciosa pontos relevantes sobre os investimentos, possui uma linguagem assertiva e facilitada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.