Mercado automotivo em alta: FENABRAVE eleva expectativas de vendas ainda para 2023

A Fenabrave, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, anunciou uma reviravolta surpreendente no cenário das vendas de veículos no Brasil.

Mercado automotivo em alta: FENABRAVE eleva expectativas de vendas ainda para 2023

Em uma atualização recente, a entidade melhorou significativamente suas previsões, passando de uma expectativa inicial de crescimento zero para um sólido aumento de 5,6%. Em suma, essa mudança representa uma virada importante no mercado automotivo brasileiro e poderá resultar em vendas totais de 2,22 milhões de unidades, incluindo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Uma reviravolta surpreendente

No início do ano, a previsão da Fenabrave era de que o mercado de veículos no Brasil enfrentaria um ano de estagnação, com crescimento zero, projetando a venda de 2,1 milhões de veículos.

No entanto, em uma reviravolta surpreendente, a associação revisou suas expectativas e agora prevê um crescimento robusto de 5,6%. Se essa previsão se confirmar, o mercado atingirá vendas de 2,22 milhões de unidades até o final do ano. Dessa forma, essa mudança drástica nas perspectivas reflete a resiliência e a adaptabilidade da indústria automobilística brasileira.

Resultados que impulsionaram a mudança

A decisão de revisar as expectativas da Fenabrave veio após resultados surpreendentes no setor. O balanço do setor de setembro revelou um aumento de 8,5% nas vendas de veículos desde o início do ano, totalizando 1,63 milhão de veículos vendidos nos nove primeiros meses do ano. Esses números impressionantes demonstram que o mercado está reagindo positivamente a uma série de fatores que estão impulsionando as vendas.

Diversos fatores impulsionam o mercado

José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave, apontou vários fatores que estão alimentando o otimismo da associação. Em primeiro lugar, os descontos patrocinados pelo governo nas vendas de carros têm desempenhado um papel significativo na recuperação do mercado.

Além disso, o mercado automotivo geralmente aquece no segundo semestre do ano, especialmente nos últimos três meses, o que também contribui para a expectativa de crescimento.

Vendas de motos em ascensão

Não apenas os veículos de quatro rodas estão em alta, mas as vendas de motocicletas também estão em ascensão. Isso porque a previsão de crescimento para as vendas de motos em 2023 subiu de 9% para impressionantes 20%, projetando um total de 1,64 milhão de motocicletas vendidas. Desse modo, esse aumento é uma boa notícia para o mercado de duas rodas e reflete a demanda contínua por alternativas de transporte eficientes no Brasil.

Potencial de crescimento adicional

Andreta Júnior também apontou a possibilidade de um desempenho ainda melhor em 2023, caso o governo implemente estímulos adicionais ao mercado. Em suma, a nova fase do regime automotivo, chamada de Mobilidade Verde, que será lançada em breve, poderá trazer medidas que impulsionem ainda mais as vendas.

A Fenabrave já apresentou uma proposta ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) visando aumentar a escala por meio da redução dos preços dos automóveis.

Mercado automotivo em alta: FENABRAVE eleva expectativas de vendas ainda para 2023
Mercado automotivo em alta: FENABRAVE eleva expectativas de vendas ainda para 2023. Imagem: Canva

O futuro do mercado automotivo

Além das perspectivas para 2023, Andreta Júnior também demonstrou confiança no desempenho do mercado automotivo em 2024. Em resumo, ele acredita que o setor pode entrar em um ciclo virtuoso de crescimento, citando a melhora do crédito e os possíveis impactos positivos da reforma tributária como fatores que impulsionarão o mercado nos próximos anos.

Desafios a superar

Apesar das boas notícias, houve uma queda de 4,8% nos emplacamentos de veículos em setembro em comparação com agosto. No entanto, essa queda foi atribuída a um número menor de dias úteis no mês de setembro.

Por fim, em termos anuais, houve um aumento de cerca de 2% nas vendas, totalizando 197,7 mil unidades. O presidente da Fenabrave enfatizou que os resultados ainda superaram a média mensal do ano. Desse modo, esse pode ser um bom momento para quem deseja adquirir um veículo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.