MDIC: Governo estabelece grupo de trabalho para impulsionar o crescimento econômico do Brasil

Nesta quarta-feira (20), uma resolução publicada no Diário Oficial da União revelou que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) está tomando medidas concretas para enfrentar os desafios que prejudicam o crescimento econômico do Brasil.

MDIC: Governo estabelece grupo de trabalho para impulsionar o crescimento econômico do Brasil

O governo estabeleceu um Grupo de Trabalho para Redução do Custo Brasil (GT-CB) que funcionará ao longo de quatro anos, com o propósito de promover a competitividade e impulsionar o desenvolvimento do país.

O custo Brasil e seus desafios

O termo “Custo Brasil” é usado para descrever uma série de desafios e obstáculos que afetam o crescimento econômico do país. Em suma, estes incluem problemas logísticos, burocracia excessiva, barreiras jurídicas e uma carga tributária elevada, todos contribuindo para encarecer a produção nacional e desestimular investimentos.

Conforme informações oficiais da Agência Brasil, um estudo recente conduzido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com o MDIC, apresentado em maio deste ano, revelou que o Custo Brasil representa um valor impressionante de R$ 1,7 trilhão anualmente.

Resumindo, este valor é calculado com base nas despesas adicionais que as empresas brasileiras precisam arcar. Isso em comparação com a média de custos de produção em países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Desse modo, esses custos são avaliados através de 12 indicadores em áreas cruciais para a competitividade empresarial, como o custo de mão de obra, por exemplo.

Objetivos do grupo de trabalho

O GT-CB tem como objetivo principal a melhoria da produtividade, competitividade e do ambiente de negócios da economia brasileira. Dessa forma, para alcançar essas metas ambiciosas, o grupo vai propor políticas públicas e buscar melhorias na regulamentação sob responsabilidade do Poder Executivo.

Contudo, todas essas propostas serão submetidas ao Comitê-Executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que também terá a tarefa de coordenar as atividades do GT-CB através de sua Secretaria-Executiva.

Participantes e coordenação

O GT-CB contará com a participação de representantes de 20 órgãos diferentes, incluindo a Casa Civil da Presidência da República, duas secretarias do MDIC, 15 ministérios, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Assim, cada representante terá suplentes e não receberá remuneração adicional pelo seu envolvimento, uma vez que já estão prestando serviços públicos.

Trabalho contínuo

O Grupo de Trabalho se reunirá regularmente, com a possibilidade de realizar reuniões adicionais quando necessário. Desse modo, em cada encontro, o GT-CB produzirá um relatório detalhado que monitorará as atividades realizadas e que será submetido ao CNDI.

MDIC: Governo estabelece grupo de trabalho para impulsionar o crescimento econômico do Brasil
MDIC: Governo estabelece grupo de trabalho para impulsionar o crescimento econômico do Brasil. Imagem: Canva

Um relevante acompanhamento

Certamente, isso garantirá transparência e acompanhamento rigoroso das ações tomadas para reduzir o Custo Brasil e promover o crescimento econômico sustentável do país. De modo geral, o estabelecimento do GT-CB representa um passo significativo em direção à superação dos obstáculos que têm prejudicado o desenvolvimento econômico do Brasil.

Uma vez que com uma abordagem coordenada e o envolvimento de diversas partes interessadas, espera-se que o grupo seja capaz de propor soluções eficazes que tornem o Brasil um ambiente mais atraente para investimentos, estimulem a competitividade e contribuam para o crescimento sustentável da nação nos próximos anos.

Uma importante medida para a economia

Portanto, o Grupo de Trabalho para Redução do Custo Brasil é, sem dúvida, uma medida importante para a economia brasileira. À medida que o grupo avança em suas propostas de políticas públicas e regulamentações mais eficazes, há uma esperança real de que o Brasil possa superar os desafios que têm limitado seu crescimento econômico.

Uma vez que com uma economia mais competitiva e atrativa para investimentos, o país pode vislumbrar um futuro mais próspero e sustentável para todos os brasileiros. Por isso, é fundamental acompanhar de perto as ações e os resultados desse grupo de trabalho nos próximos anos, pois eles podem ter um impacto profundo na economia nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.