O que é mentoria de carreira e por que ela é importante

mentoria de carreira vem sendo cada vez mais comentada, devido aos benefícios que ela pode proporcionar em determinadas circunstâncias. Porém, apesar de ser muito conhecida, há pessoas que ainda têm dúvidas sobre o assunto. Por isso, trouxemos algumas informações básicas sobre o tema, visando disseminar um conhecimento maior sobre a mentoria profissional. Saiba mais acompanhando este conteúdo até o fim.

O que é a mentoria de carreira?

A mentoria de carreira pode ser entendida como um processo de desenvolvimento profissional que visa auxiliar o indivíduo no seu planejamento, direcionamento e tomadas de decisão com relação à carreira.

Dito de outro modo, o profissional receberá direcionamentos, aprenderá estratégias, conhecerá técnicas e terá uma visão mais clara na hora de traçar um plano de ação que o impulsione a atingir os seus objetivos profissionais.

Esses objetivos poderão ser alcançados com o desenvolvimento de um plano bem estruturado, que será guiado pelo mentor durante a jornada de crescimento profissional.

Basicamente, o mentor será aquela pessoa que possui uma determinada experiência no mercado de trabalho, e que tem os subsídios, expertises e conhecimentos para auxiliar o mentorado em seu crescimento. Esse processo pode acontecer dentro da própria empresa, quando um profissional mais experiente auxilia e mentora um mais novo, ou acontecer de dentro para fora, que é o caso de contratar um mentor terceirizado para auxiliar o novo colaborador.

Inclusive, o próprio indivíduo pode procurar um mentor de carreira quando sentir que é pertinente. Isto é, não é apenas a empresa que contrata uma mentoria de carreira, mas sim, o próprio profissional que sentir que precisa de um “empurrãozinho” pode procurar um mentor alinhado com o que ele deseja.

Por que ela pode ser considerada importante?

Uma mentoria de carreira pode promover uma série de benefícios bastante interessantes, quando executada com profissionalismo e qualidade. Veja algumas dessas vantagens:

1. Desenvolvimento profissional baseado em experiência

A experiência prática é muito relevante no mercado de trabalho, e isso é inegável. Sendo assim, o desenvolvimento profissional oferecido pela mentoria de carreira visa oferecer exatamente isso: insights e informações de quem tem uma bagagem de experiência bastante interessante. Logo, a transmissão de conhecimento tende a ser ainda mais valiosa.

2. Crescimento profissional de qualidade

Contar com um profissional experiente é uma forma de crescer profissionalmente de uma forma bastante interessante. O mentorado terá a chance de tirar dúvidas, absorver mais informações sobre a experiência do mentor e conhecer novas formas de acelerar a carreira.

3. Potencializa qualidades e melhora a satisfação profissional

Ao aprender a dar passos mais interessantes na vida profissional, o indivíduo tem maiores chances de potencializar habilidades e qualidades, aumentando a satisfação profissional.

Logo, a qualidade de vida também pode ser impactada pela mentoria de carreira, uma vez que o indivíduo terá a chance de se sentir parte de algo mais desenvolvido, enquanto cresce, conhece novas perspectivas e descobre diversos pontos fortes que, talvez, antes eram desconhecidos.

 

E você? O que pensa sobre a mentoria de carreira? Gosta da ideia?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.