Quando procurar um mentor de carreira?

Algumas pessoas podem ter dúvida na hora de saber quando procurar um mentor de carreira, e não é para menos. Essa decisão pode ser difícil de ser tomada, ainda mais se a pessoa der ouvidos aos preconceitos por trás da profissão de mentor. Afinal, quem nunca ouviu comentários pejorativos sobre a mentoria, não é mesmo?

Porém, a verdade é que existem muitos profissionais qualificados na área da mentoria, que visam auxiliar na hora de planejar, tomar decisões e agir no mercado de trabalho.

Com isso em mente, veja, neste conteúdo, algumas considerações que podem lhe ajudar a refletir sobre o melhor momento de encontrar um mentor de carreira para você.

Quando procurar um mentor de carreira?

Não existe momento “ideal” para procurar um mentor de carreira. Quem deverá tomar essa decisão, obviamente, é você mesmo. Pois tudo depende das suas intenções e objetivos profissionais. Portanto, entenda os apontamentos abaixo como um caminho para reflexão, e não como um “checklist” que deve ser preenchido para se buscar ajuda. Confira:

1. Você sente que precisa de um direcionamento mais claro

Você tem a sensação de que está precisando de um direcionamento que seja mais claro? Está se sentindo um pouco perdido dentro dos seus objetivos profissionais? Sente que não tem um caminho bem traçado? Bem, esses sinais podem lhe ajudar a tomar a decisão de procurar um mentor de carreira.

Isso porque o mentor pode lhe ajudar a ter uma visão mais clara da sua posição atual, visando traçar um plano profissional mais interessante.

2. Quer iniciar uma transição de carreira

Você deseja iniciar uma transição de carreira, mas nem sabe qual passo dar primeiro? Saiba que esse tipo de receio é muito comum. Além disso, saiba que muitos mentores de carreira têm, justamente, experiência nessa área, e podem lhe ajudar a se planejar com mais organização.

3. Procura pessoas experientes para entender os possíveis próximos passos

Você tem procurado pessoas experientes para tentar entender quais são os seus próximos passos? Porém, não tem obtido sucesso nesta busca? Talvez seja uma boa deixa para procurar um mentor de carreira. 😉

4. Deseja organizar seus objetivos e ações de forma estruturada

Quer organizar os seus objetivos e atuações profissionais de uma forma mais otimizada e estruturada? Tem dificuldades para ter uma visão geral da sua atuação? Considere a possibilidade de receber o suporte de um profissional experiente que pode lhe ajudar a entender melhor o seu dia a dia, suas obrigações, atribuições, próximos passos, etc.

5. Acredita que tem muito mais potencial a ser explorado

Se você acredita que tem muito potencial “guardado dentro de você”, e que ainda não está sendo bem explorado, talvez a mentoria seja positiva. Afinal, se você percebe que poderia crescer mais, porém, não consegue por não saber quais passos dar, uma mentoria pode lhe ajudar a ter clareza com relação a isso.

Dessa maneira você terá chances de construir um plano que priorize o seu crescimento profissional. Considere essa possibilidade. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.