Quais são as melhores técnicas de memorização?

Você conhece as melhores técnicas de memorização? Quer saber como memorizar os estudos de uma forma mais efetiva? Então não deixe de acompanhar este nosso conteúdo de hoje!

Nele vamos lhe apresentar algumas dicas que podem lhe ajudar a melhorar os seus estudos. Acompanhe e entenda.

Quais são as melhores técnicas de memorização?

As melhores técnicas de memorização são aquelas que funcionam para você. Parece óbvio? Pois bem, o que queremos dizer com isso é que quando o assunto é memorização, não existe “mágica”.

Cada pessoa encontrará o seu caminho de estudos, dentro de possibilidades pré-existentes. Isso significa que os mapas mentais podem ser o melhor caminho para você, enquanto outra pessoa sente que lendo ela é capaz de absorver mais informações.

Sendo assim, elencamos as melhores técnicas de memorização de maneira geral, mas caberá a você selecionar a melhor alternativa para o seu caso. Vamos lá!

1- Ensinar o conteúdo estudado

Especialistas apontam que ensinar o conteúdo estudado é uma das melhores formas de fazer o nosso cérebro aprender.

Afinal, além de simplesmente absorvermos o conhecimento que nos é passado, temos que processar as informações a ponto de conseguir passá-las para outra pessoa. Isso fortalece nossa compreensão sobre o tema.

2- Praticar com frequência

A prática também é importante. Ficar apenas no campo da teoria pode não ser uma das melhores técnicas de memorização. Sendo assim, procure estudar sempre respondendo à questões, fazendo simulados, respondendo perguntas dos colegas ou até mesmo do professor, etc.

Quanto mais você “pôr a mão na massa”, melhor será para o seu cérebro assimilar tudo o que foi aprendido.

3- Ler mais de uma vez a mesma matéria

Ao invés de ler o capítulo do livro uma única vez e esperar que a mente absorva os conteúdos, que tal estudar mais de uma vez?

Assim você revê partes do texto que, em outro momento, podem ter passado despercebidas, e ainda consegue memorizar muito mais os outros conteúdos.

4- Associar outros estímulos sensoriais aos estudos

Nosso cérebro aprende por meio dos sentidos. Por isso, unir mais estímulos sensoriais aos estudos é uma das melhores técnicas de memorização.

Para isso, use áudios, vídeos, desenhos, rabisque, escreva, leia e invista em diversos estímulos diferentes. Quanto mais você ativar o seu cérebro durante a sua aprendizagem, melhor poderá ser a sua memorização. Faça o teste e observe os resultados.

5- Fazer mapas mentais e resumos

Por fim, não poderíamos deixar de fora a importância dos mapas mentais e dos resumos, não é mesmo?

Ambos têm um poder muito grande sobre a nossa memorização, afinal, quando os fazemos estamos sintetizando o conteúdo; explicando-o com nossas palavras; estimulando a visão e o tato na hora de escrever à mão; entre outros efeitos.

Lembre-se apenas de procurar fazer os mapas e os resumos com as suas palavras, pois assim há maiores chances de você ter resultados positivos.

Aproveite: Curso Gratuito de Técnicas de Memorização para Estudo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.