Qual o melhor jeito de estudar? ESTAS dicas vão te surpreender

Muitas pessoas buscam entender qual é o melhor jeito de estudar, investigando as possibilidades disponíveis para esse fim. Só que, na realidade, não podemos dizer que existe um único método infalível para todas as pessoas, pois estaríamos sendo injustos, concorda?

É necessário avaliar uma série de pontos, como saúde mental, espaço para os estudos, técnicas que mais se encaixam com o perfil do estudante, e assim por diante.

Por isso, fizemos este guia com uma reflexão e também com algumas dicas de possibilidades de atividades que contribuem para a aprendizagem de muita gente. Experimente e descubra qual a mais adequada para o seu caso. 🙂

O melhor jeito de estudar é aquele que funciona para você

O melhor jeito de estudar é aquele que tem funcionado para você. Isto é, se você prefere ler, fazer resumos e depois resumos do resumo, ótimo! Esse é um método que pode estar funcionando para você. Para outra pessoa, essa técnica talvez não seja tão efetiva.

Reconhecer que cada indivíduo é único e que é necessário pensarmos em estratégias que partam desse pressuposto, na hora de estudar, é muito importante para construir uma rotina de aprendizagem mais produtiva.

Analise algumas ações que podem ser interessantes

Agora que já sabemos que o melhor jeito de estudar é aquele que traz bons resultados para você, vamos analisar algumas situações que podem ajudar você a encontrar o método perfeito para si:

1. Resumo

Um resumo pode ser uma das formas de melhorar a sua aprendizagem, porque ele fará com que a sua mente trabalhe para sintetizar o que acabou de ser estudado. Além disso, você pode criar o hábito de fazer um resumo no dia seguinte, depois de ter estudado aquele conteúdo. Desse modo, torna-se mais fácil ir fortalecendo a memorização.

2. Explicação para si ou terceiros

Explicar o conteúdo estudado é uma das formas mais efetivas de aprender algo. Afinal, quando vamos explicar alguma coisa para alguém, temos que forçar a mente para pensar no assunto da maneira mais didática possível. Consequentemente, criamos um fluxo de ideias que pode nos ajudar a compreender melhor o que falamos e estudamos.

3. Vídeos e áudios

Apesar de não existir o melhor jeito de estudar, de forma única, usar os cinco sentidos durante os estudos pode sim nos ajudar a memorizar mais e melhor. Isso porque teremos mais estímulos sensoriais associados àquilo que vem sendo estudado, o que pode auxiliar a memorização. Por isso, ouvir, assistir, desenhar, escrever, etc., pode ser bem interessante nesse processo de aprendizagem.

4. Autoatividades

Você mesmo pode preparar as questões que irá responder nos próximos dias. Faça o teste de preparar perguntas complexas, em forma de prova, e responda-as com o passar dos dias, reforçando aquelas memórias sobre o tema.

5. Repetição de leituras

Ler um texto, pela primeira vez, é uma coisa. Agora, lê-lo mais vezes nos permite absorver sentidos que podem passar despercebidos na primeira vez. Sendo assim, considere repetir as leituras dos textos e conteúdos estudados, viabilizando uma maior aprendizagem.

Esperamos que este conteúdo possa ter contribuído com as suas reflexões e que você possa encontrar o melhor jeito de estudar para você!

Veja também: 

Emprego: como escolher o melhor curso técnico

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.