MEI tem oportunidade única de liquidar suas dívidas com benefícios exclusivos no programa Desenrola Brasil

Na sua segunda fase, o programa Desenrola Brasil expandiu significativamente as oportunidades de renegociação de dívidas, abrangendo agora não apenas indivíduos, mas também Microempreendedores Individuais (MEI) e pequenas empresas.

A estratégia simplificada engloba a inclusão das dívidas dos MEIs, tratando-as como pessoa física, dentro das diretrizes do programa, permitindo que esses empreendedores desfrutem dos benefícios oferecidos pelo Desenrola Brasil.

A ampliação do Desenrola Brasil, que agora contempla MEIs, micro e pequenas empresas, proporciona uma valiosa oportunidade de negociação de dívidas para esse segmento.

Vale ressaltar que, na nova fase do programa, o foco está voltado para pessoas de baixa renda, com rendimento mensal de até dois salários mínimos ou cadastradas no CadÚnico, que possuam dívidas de até R$ 5 mil.

Observações iniciais

Dados recentes da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) revelam que, até a última semana de setembro de 2023, aproximadamente seis milhões de brasileiros conseguiram regularizar suas situações nos cadastros de inadimplentes.

Isso sem dúvidas, demonstra a eficácia do Desenrola Brasil na contribuição para a recuperação econômica do país.

Porém, é importante destacar que, após a renegociação, manter a estabilidade financeira é fundamental. Isso envolve o planejamento cuidadoso das despesas, o consumo consciente e evitar de atrasos nos pagamentos acordados.

Assim, o sucesso do programa depende não apenas da sua implementação, mas também do comprometimento dos beneficiários em manter uma postura financeira saudável.

Convidamos você a explorar mais informações sobre o Desenrola Brasil no texto abaixo.

Procedimento de cadastro no Gov.br para participação na renegociação do Desenrola Brasil

Desenrola Brasil
Desenrola Brasil expande o leque de oportunidades de renegociação, agora incluso o MEI. Imagem: Endeavor Brasil.

O processo de cadastramento no Gov.br para aderir à renegociação do Desenrola Brasil é simples, gratuito e acessível a todos os brasileiros. O registro pode ser efetuado diretamente no portal oficial do Governo Federal, seguindo o passo a passo a seguir:

  1. Antes de tudo, acesse o site oficial do governo;
  2. Em seguida, escolha a alternativa “Acessar com Gov.br”;
  3. Logo após, insira seu CPF e clique em “Continuar”;
  4. Leia e aceite os termos apresentados, em seguida, clique em “Continuar”;
  5. Posteriormente, escolha um dos bancos disponíveis para criar a conta ou opte por “Tentar de outra forma”, caso não possua uma conta bancária ou prefira não utilizá-la;
  6. Depois, preencha o formulário com suas informações, sujeitas à validação pela Receita Federal ou INSS. Vale ressaltar que é possível realizar o cadastro também em uma Agência do INSS ou nos postos do Senatran. No entanto, esse formulário permite apenas o nível Bronze (ver detalhes abaixo sobre como elevar o nível da conta Gov.br);
  7. Aguarde agora o envio de um código, que pode ser recebido via e-mail ou celular, e insira-o no local indicado;
  8. Agora, crie uma senha que atenda aos critérios de segurança exigidos;
  9. Com a conclusão dessas etapas, sua conta Gov.br estará pronta, permitindo o acesso a diversos serviços.

Por fim, vale ressaltar que o formulário inicial permite apenas o nível Bronze da conta Gov.br. Caso deseje ampliar os recursos disponíveis, confira abaixo mais informações sobre como aumentar o nível da sua conta diretamente no portal.

Você pode se interessar em ler também:

Passo a passo para a renegociação no Desenrola Brasil: inscrição no Gov.br

Para iniciar o processo de renegociação pelo Desenrola Brasil, é indispensável realizar o cadastro no portal Gov.br.

Sem essa etapa, não será possível acessar o sistema para dar continuidade ao procedimento. Confira passo a passo simples abaixo:

  1. Inicialmente, acesse o portal oficial;
  2. Depois, selecione a opção “Entrar com gov.br”;
  3. Insira seu CPF e clique em “Continuar” – neste momento, você pode criar uma nova conta ou realizar alterações na existente;
  4. Finalmente, complete o formulário com seus dados pessoais.

Para atingir o nível Prata, há três opções disponíveis:

  • Validação facial através do aplicativo GOV.BR para conferência da foto, juntamente com a Carteira de Habilitação (CNH);
  • Verificação das informações pessoais através do serviço de internet banking de uma instituição financeira autorizada. Os bancos autorizados incluem: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi e Mercantil do Brasil;
  • Validação dos dados utilizando usuário e senha do Sistema de Gestão de Acesso (SIGEPE), no caso de servidores públicos federais.

Para alcançar o nível Ouro, é necessário realizar uma das seguintes validações:

  • Validação facial através do aplicativo GOV.BR para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral;
  • Validação dos dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.