MEC nomeia novos integrantes para o Conselho Superior da Capes

O Ministério da Educação (MEC) nomeou novos integrantes para o Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Por meio de portaria publicada nesta segunda-feira, dia 21 de junho, a pasta indicou onze nomes para compor o Conselho Superior.

De acordo com a portaria, os novos integrantes terão um mandato com duração de três anos. Os nomeados foram: Marcelo Marcos Morales, Ricardo Hasson Sayeg, Otavio Luiz Rodrigues Junior, Fernando Bacal, Abilio Afonso Baeta Neves, Silvia Maria Stortini Velazquez, Patrícia Rieken Macedo Rocco, Márcia Mendes e Silva, Luiz Roberto Liza Curi, Carlos Henrique de Carvalho, e Flávia Calé.

A Capes é o órgão vinculado ao MEC que tem entre as suas responsabilidades avaliar os cursos e pós-graduação do país. O órgão também é responsável por divulgar as informações científicas e atuar na formação de docentes da educação básica.

Clique aqui para ler a Portaria Nº 191 na íntegra.

Capes tem passado por mudanças

A Capes tem passado por mudanças desde abril, quando Milton Ribeiro, ministro da Educação, exonerou o então presidente Benedito Guimarães Aguiar Neto. Em seguida, no mesmo mês, Ribeiro nomeou Cláudia Mansani Queda de Toledo para presidir a Capes.

No entanto, a sua nomeação rendeu críticas entre a comunidade acadêmica. Queda de Toledo era responsável por coordenar um curso de mestrado que tirou nota 2 na avaliação da Capes no ano de 2017. Após atualização da própria Capes em 2020, a nota do curso subiu para 4.

De acordo com os reitores da USP, da Unesp e da Unicamp, Queda de Toledo não tem a qualificação necessária para ocupar o cargo. Por isso, eles chegaram a publicar um manifesto contra a sua nomeação.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Enem Digital 2021 contará com a oferta de mais de 100 mil vagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.