MEC detalha oferta de vagas do Fies 2021.2 em novo edital

O Ministério da Educação (MEC) publicou na última terça-feira, dia 8 de junho, um novo edital referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O edital Edital nº 33 detalha os critérios de seleção das vagas e altera o documento anterior, o Edital nº 32.

De acordo com o novo edital, as propostas com o número de vagas ofertadas pelas mantenedoras participantes do Fies 2021.2 serão submetidas à aprovação da Secretaria de Educação Superior do MEC. A Secretaria deve adotar os critérios de seleção constantes do art. 8º da Portaria MEC nº 38, de 2021 e nos termos do Anexo I do edital que estabelece novos critérios.

O edital estabelece ainda critérios para redistribuir as vagas em cursos que não tiverem candidatos em lista de espera. Confira o novo edital na íntegra.

Datas do Fies 2021.2

De acordo com o MEC, os interessados devem realizar as inscrições para participar do processo seletivo entre os dias 27 e 30 de julho. Assim, a divulgação do resultado, que é feito em uma única chamada, está previsto para o dia 3 de agosto. Os candidatos pré-selecionados na chamada única terão o prazo de 4 a 6 de agosto para realizar a complementação da inscrição.

Os candidatos não selecionados na chamada única poderão continuar participando da seletiva por meio da lista de espera. De acordo com o calendário do Fies 2021.2, o período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera vai do dia 4 ao dia 31 de agosto.

Sobre o programa

Fies é um programa de financiamento estudantil do MEC, que visa facilitar o ingresso em cursos do ensino superior em instituições da rede privada. Desse modo, o programa conta com duas categorias.

A primeira delas tem vagas com juro zero para os aqueles que têm renda mensal familiar de um a três salários mínimos, enquanto a P-Fies conta com juros variáveis e visa atender a estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Enem Digital 2021 contará com a oferta de mais de 100 mil vagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.