MEC afirma que ainda não fechou contrato para o Enem Digital

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que ainda não finalizou o contrato para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na versão digital. O Enem Digital ocorrerá pela primeira vez na edição de 2020 do exame. No entanto, há quase 60 dias para a aplicação do Enem Digital, o contrato ainda está na fase final e os custos ainda não foram bem definidos. 

Atraso pode comprometer logística da prova

Para a realização do Enem Digital, no entanto, o MEC precisa alterar o contrato com a Fundação Cesgranrio referente ao exame impresso e incluir os detalhes necessários para a nova versão. De acordo com o doutor em educação Ocimar Alavarse, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional da USP, o atraso pode comprometer a realização da prova, bem como a sua segurança.

“O problema envolve toda a logística da prova: preparação do local, dos dispositivos, a transmissão dos dados, o processamento das informações. Para isso, precisam ser feitos testes, e em dois meses, isso pode ficar comprometido. Em tese, a empresa só poderá fazer tudo isso quando tiver assinado o aditamento”, disse.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas ocorrerão nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Já a versão impressa ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro.

Neste ano, o Enem Digital será um projeto piloto. A projeção do MEC é de que o Enem se torne completamente digital até 2026. Nesta edição, o Inep recebeu, ao todo, 5,8 milhões de inscrições, das quais 96 mil são para a versão digital. O número representa 1,7% do total.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Fonte: G1.

Leia ainda Corte no MEC pode afetar educação básica em até R$ 1 bilhão.

Confira O que fazer se “der um branco” na prova? Confira três dicas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.