O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!

É comum que durante provas importantes a nossa memória sofra um bloqueio de informações. Assim, é possível “dar o branco” em qualquer estudante que se encontre sob pressão, como quando está sendo avaliado.

Contudo, essa situação pode se agravar ainda mais pelo desespero do estudante que percebe que aquilo que estudou lhe foge à memória. O “branco” é a incapacidade temporária de recuperarmos uma informação aprendida, mesmo que tenhamos a ciência de dominar o assunto.

A melhor forma de se preparar para essa situação é evitar altos níveis de estresse e ansiedade antes da realização de provas. Contudo, isso nem sempre é possível. E se “der o branco”? O que devemos fazer? Veja três dicas que podem te ajudar!

1. Tente se acalmar

Se mesmo tomando as medidas para evitar “dar o branco” durante sua prova isto acontecer, é preciso sobretudo manter a calma. O bloqueio da memória tende a ser de curto prazo, então, ao se acalmar, você terá chances de retomar o assunto esquecido. Desse modo, recomendamos que você dê uma breve caminha, como uma ida ao banheiro, se for possível ou mesmo realize um pequeno exercício de respiração, por exemplo.

2. Anote qualquer informação que surja

Quando temos esse bloqueio é possível que surjam informações aleatórias ou perdidas na nossa mente quanto tentamos recuperar o assunto. Nesse sentido, anotar todas essas informações, mesmo que sejam palavras soltas, pode te ajudar a desbloquear a memória. Não descarte nada e tente fazer um exercício de juntar o que você anotou.

3.  Vá para a próxima questão

No entanto, se o bloqueio for forte no nível de você não conseguir resgatar nenhum fragmento, recomendamos que você siga para a próxima questão. Pule as questões sobre o assunto que você esqueceu e se dedique a outras. Durante esse processo você poderá sair da situação de bloqueio e retornar à questão para respondê-la. Essa dica pode salvar muitos participantes em concursos públicos e no Enem, por exemplo.

No entanto, ressaltamos que a melhor forma de lidar com essa situação é se prevenindo para que ela não aconteça. Então evite situações que te coloquem em situação de estresse agudo durante as provas. Praticar exercícios físicos e ter momentos de lazer e relaxamento na véspera da prova pode ajudar muito!

E aí? Curtiu as nossas dicas? Então deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.