MCTI e CNPq: seleção de propostas de pesquisa, desenvolvimento e inovação com grafeno e nióbio

O MCTI e o CNPq realizam seleção de propostas de pesquisa, desenvolvimento e inovação com grafeno e nióbio. Saiba mais!

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abrem chamadas para o Inova Grafeno e o Inova Nióbio.

MCTI e CNPq: seleção de propostas de pesquisa, desenvolvimento e inovação com grafeno e nióbio

Os editais têm valor de R$ 20 milhões cada um para selecionar propostas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), destaca a divulgação oficial realizada na data desta publicação.

Conforme informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o próprio MCTI, juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundação vinculada à pasta, divulgaram duas chamadas, no valor de R$ 20 milhões cada uma, para seleção de propostas de pesquisa, desenvolvimento e inovação com grafeno e nióbio.

InovaGrafeno e InovaNióbio

Os editais contam com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e fazem parte dos programas do MCTI InovaGrafeno e InovaNióbio, instituídos em 2021 dentro da Política Nacional de Materiais Avançados Política Nacional de Materiais Avançados (Decreto 10.746, de 09 de julho de 2021) e os planos de ação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a área de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos.

Para ambas as chamadas, a parcela mínima de 30% (trinta por cento) dos recursos será, necessariamente, destinada a projetos cuja instituição de execução esteja sediada nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, incluindo as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional, pormenoriza a divulgação oficial.

As propostas devem ser enviadas de forma online

As propostas devem ser submetidas ao CNPq/MCTI até 19 de setembro de 2022 exclusivamente via internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online na Plataforma Integrada Carlos Chagas.

Chamada na íntegra e atendimento

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destaca que a íntegra das chamadas está disponível no endereço eletrônico: http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas. Esclarecimentos e informações adicionais acerca da chamada poderão ser obtidos pelo endereço eletrônico atendimento@cnpq.br, destaca a divulgação oficial.

InovaGrafeno

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Chamada do Programa InovaGrafeno vai apoiar a realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a implementação de iniciativas de aplicação na sociedade de soluções tecnológicas e empresariais usando o Grafeno e materiais 2D à base de carbono nas fronteiras da física, química, ciências da saúde e engenharias que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação e o empreendedorismo no país.

Acompanhe as informações oficiais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e se mantenha atualizado quanto as novas chamadas e/ou medidas públicas que amparam e tecnologia em diversos setores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.