Agenda do trabalhador: saiba como montar a sua

Com as dicas certas é possível tornar seu trabalho mais eficiente

Para quem é um trabalhador, ou mesmo um empreendedor, ter uma rotina produtiva é um grande desafio. São várias as tarefas a serem realizadas com diversos compromissos. Ademais, é importante fazer um planejamento e organizar melhor o seu tempo para poder aumentar a produtividade e a eficiência do seu trabalho.

Muitas vezes nos deparamos com a falta de tempo para realizar as tarefas importantes em nosso dia a dia. Parece que é necessário um maior tempo de dedicação ao trabalho. No entanto, a falta de organização e de priorizar o que é mais importante, nos dá a sensação de que o dia deveria ter 30 horas.

Todavia, por essa razão, ter uma agenda facilita e muito a vida do trabalhador, auxiliando na organização de sua rotina, tornando possível uma visualização do que é mais importante e o que deve ser feito. Atualmente, pode-se ter um registro físico ou até mesmo através de um aplicativo para o celular.

Ao utilizar a agenda de uma forma certa, de maneira estratégica, será mais fácil observar as demandas urgentes, regulares e importantes. Aliás, seu dia a dia de  trabalho ficará mais proveitoso e você irá perceber que as horas destinadas ao serviço são suficientes para a realização de todas as suas tarefas.

Trabalhou em 2019? Você pode ter DINHEIRO ESQUECIDO do PIS/PASEP para receber; veja como

1 – Ponha todas as informações no papel

Abra a agenda no dia da semana e coloque todas as tarefas a serem realizadas. Classifique-as de acordo com a sua importância, urgência e dificuldade. Dessa maneira você não esquece de nenhum compromisso, e pode consultar a agenda marcando o que foi feito e o que falta fazer. Pode-se preencher a agenda no dia anterior ou no período da manhã, do modo que achar melhor.

2 – Estabeleça objetivos

Com os objetivos definidos em mente, você pode separar o que é necessário fazer em pequenas partes, de modo que possa dar um passo de cada vez. Se você deseja fazer um curso, por exemplo, pode se programar a estudar um módulo por dia. Em pouco tempo terá concluído e poderá usufruir dos novos conhecimentos. Desse modo, até a sua motivação irá aumentar.

Startup Summit 2022: oportunidades, captação de recursos e acesso a mercados

3 – Tenha prioridades

Visualize o que deve ser feito no dia e estabeleça prioridades. Veja quais tarefas são mais urgentes, mais importantes, e o que pode ser deixado de lado, caso ocorra algum problema. A agenda não deve ser fixa, de forma que deve-se observar que pode haver inconvenientes durante o seu horário de trabalho. Uma boa ideia é colocar números em frente ao seus compromissos, estabelecendo uma hierarquia.

4 – Estabeleça um tempo para cada atividade 

É importante estabelecer um tempo certo para reuniões, atividades e atendimento a clientes, por exemplo. Você também pode destinar um horário para fazer uma checagem de seu e-mail e para respondê-lo. Em suma, ter uma rotina diária é bastante importante para aumentar a produtividade de seu trabalho.

Concurso TCE-TO 2022: SAIU edital; salário acima de R$ 10 mil

5 – Veja qual o tipo de agenda certo para você 

Algumas pessoas funcionam melhor com uma agenda fixa, outras com ferramentas disponíveis na internet para computadores ou para celulares. Uma boa dica para quem prefere utilizar a tecnologia para organizar melhor suas tarefas é o Google Agenda. Com ele é possível escolher modelos de acordo com a sua necessidade, criar eventos e convidar participantes para eles.

6 – Inclua tarefas semanais e mensais

Uma boa dica é fazer um planejamento estratégico de trabalhos importantes a serem feitos em um período determinado da semana ou do mês, mesmo que haja mudanças no período de acordo com as suas prioridades e urgências. Pode ser uma boa ideia para quem deixa tudo para a última hora. Coloque no papel estas tarefas de acordo com o dia certo.

7 – Consulte a agenda sempre que for necessário 

Não adianta nada colocar suas atividades diárias na agenda e não consultá-la, não é mesmo? Abra sua agenda física várias vezes ao dia. Com os aplicativos para celular você também pode estabelecer um alarme para avisá-lo de uma tarefa. De toda forma, é preciso criar uma rotina para que você possa realizar o que foi planejado.

Agenda do trabalhador

Em conclusão, ter uma agenda bem organizada traz inúmeras vantagens ao profissional, como a otimização do tempo de trabalho, ajuda a evitar atrasos para reuniões, reduz o cansaço, prepara o trabalhador para tarefas importantes e auxilia na conquista de seus objetivos. Além do mais, com o aumento da produtividade e da eficiência, pode-se pedir um aumento ou até mesmo uma promoção para o seu chefe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.