Mau humor no trabalho: Como controlá-lo?

Querendo ou não, cedo ou tarde o mau humor no trabalho pode aparecer. Seja por conta de uma questão interna da empresa, ou até mesmo porque algo na vida pessoal não está indo muito bem.

Porém, independente da causa do mau humor, ele pode impactar diretamente na qualidade de vida do trabalhador e consequentemente em sua produtividade.

Por isso, saber como controlá-lo é de suma importância para não transformar as “crises” em algo recorrente e crescente. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este nosso conteúdo de hoje.

Como controlar o mau humor no trabalho?

Para controlar o mau humor no trabalho, é preciso “dar um nome” a ele. Isto é, saber reconhecer a causa raiz, para controlá-la da melhor forma possível. Porém, sabemos que nem sempre é possível controlar a causa (como por exemplo, uma carga grande de trabalho que só vem e… pronto!), mas, para isso, existem medidas que podem ajudar a equilibrar as emoções. Veja cada uma delas:

1- Pratique a respiração diafragmática

Muitas vezes, ao longo do dia, nós simplesmente respiramos errado. Sim, inspiramos e expiramos o ar de uma forma que piora a nossa situação. Portanto, sempre que o mau humor no trabalho aparecer, observe a maneira como você está respirando.

Em seguida, invista na respiração diafragmática, que consiste em uma respiração profunda e que movimenta a barriga, e não o tórax. Ou seja, uma respiração que usa o diafragma para “encher” os pulmões.

2- Desconecte-se por 2 minutos

Tudo parece estar errado? Então desconecte-se por 2 minutos. Vale ligar uma música de meditação e simplesmente fechar os olhos e tentar esvaziar a mente. Esse pequeno exercício pode relaxar o corpo e diminuir os pensamentos negativos, melhorando o seu humor e até lhe auxiliando nas suas tomadas de decisões.

3- Caminhe dentro do seu escritório

Às vezes, dispersar a mente pode ajudar. Para isso, caminhe dentro do seu escritório, sem necessariamente pensar em trabalho ou em problemas. Foque, apenas, no seu caminhar. Observe cada passo, cada sensação do corpo, etc.

4- Converse com outra pessoa

Converse com um colega de trabalho. Você pode conversar sobre algo corriqueiro, como o clima, ou até mesmo sobre o que está lhe afligindo. Esse simples gesto de pôr em palavras as sensações pode ser bem satisfatório quando o mau humor no trabalho aparecer.

5- Volte mais tarde ao gatilho do mau humor no trabalho

A sensação de desconforto está sendo causada por algo específico no trabalho? Volte mais tarde para ele, mesmo que esse mais tarde seja daqui 10 minutos. Dar essa pausa para a mente e para as sensações pode lhe ajudar a restaurar o seu humor.

6- Resolva algo mais fácil primeiro

Procure “tirar da frente” algo que seja mais fácil. A conclusão dessa tarefa mais simples pode lhe dar uma sensação de dever cumprido, melhorando o seu humor e, consequentemente, diminuindo os gatilhos ruins da atividade dita como complexa.

 

Gostou das nossas dicas? Então coloque-as em prática e tenha um dia a dia de trabalho mais confortável e feliz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.