Maternidade e vida corrida: Como conciliar?

Maternidade e vida corrida: Como conciliar?

Maternidade e vida corrida, muitas vezes, pode ser visto como uma combinação negativa para muitas mulheres empreendedoras e trabalhadoras.

Afinal, conseguir conciliar o dia a dia com o filho e todas as tarefas do trabalho é algo que pode parecer desgastante.

No entanto, devemos analisar a situação com um pouco mais de tranquilidade, buscando formas de lidar com o que sentimos. Veja algumas dicas no decorrer deste conteúdo.

Como lidar com maternidade e vida corrida?

Antes de qualquer coisa, não tenha medo de sentir angústia ou insegurança diante da combinação entre maternidade e vida corrida. Isso que você sente faz parte da vida de milhares e até de milhões de mães pelo mundo todo.

Por isso, você deve começar a ter um pouco mais de respeito e consideração pelas suas próprias emoções. Assim, torna-se viável escutar o que você sente, entender o que se passa no seu coração e buscar alternativas mais plausíveis para lidar com tudo isso.

Por exemplo, se você tem medo de ser julgada por trabalhar, lembre-se de que isso é um direito seu! Se você se sente triste por deixar seu filho em uma creche, pense na saudade gostosa que será suprida mais tarde, quando buscá-lo. E assim por diante.

Ouvir as emoções e mudar algumas perspectivas pode ser um dos caminhos para lidar com a pressão existente na relação maternidade e vida corrida.

Abaixo, portanto, apresentamos outras ideias que podem ser úteis:

1. Aprenda a delegar tarefas – e isso inclui algumas relacionadas ao filho

Delegar tarefas é fundamental para lidar com a relação entre maternidade e vida corrida. Isso porque você não precisa se prender à ideia de que deve fazer e resolver tudo sozinha.

Não há nada de errado em delegar algumas atividades! Portanto, respire fundo e analise quais tarefas podem ser executadas por outro membro da sua família ou até mesmo por uma babá, por exemplo.

2. Não sinta culpa por ter o tempo um pouco apertado

Muitas mamães tendem a se sentir culpadas por conta das suas rotinas corridas. Mas, na prática, você não precisa se sentir assim.

Sabe por quê? Porque é mais válido você ter momentos qualificados com o seu filho, do que ter milhares de horas à disposição.

Por exemplo, mais vale uma hora de interação plena, à noite, todos os dias, do que o dia inteiro com você estando “desligada”, pensando no trabalho que deixou para trás, etc.

Com isso em mente, encontre momentos de qualidade para compartilhar com o seu pequeno!

3. Adaptar-se à rotina é algo que ocorre de maneira gradativa

Adaptar-se à rotina, de maneira gradativa, também é importante. Em outras palavras, não queira ser uma super mãe na primeira semana. Entenda que tudo faz parte de um processo e de muitas descobertas. Respeite o seu tempo de desenvolvimento!

4. Você não precisa sempre dar conta e sempre fazer tudo perfeito

Você não é uma super heroína que deve dar conta de tudo sempre. Tampouco precisa sempre fazer tudo perfeito. Afinal, lembre-se de que você é uma humana, e está aprendendo a cada dia.

Tire essa pressão de cima de você na hora de conciliar maternidade e vida corrida!

 

E boa sorte na sua trajetória. Esperamos que você seja muito feliz! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.