Como a maternidade impacta a vida profissional?

São diversas as formas como a maternidade impacta a vida profissional. Só quem é mãe – e quem planeja ser – sabe o tanto de informação que precisa ser posta sobre a mesa para se preparar para a maternidade.

Então, nada melhor do que ter uma visão de alguns pontos que podem ser impactados à medida que a maternidade passa a fazer parte da vida da mulher, não é mesmo? E é justamente sobre isso que conversamos neste artigo. Acompanhe e confira!

Como a maternidade impacta a vida profissional?

A maternidade impacta a vida profissional de diversas maneiras. No começo, tudo pode parecer ligeiramente confuso. Algumas mulheres têm medo de retornar ao mercado de trabalho, enquanto outras “não vêem a hora” disso acontecer.

De qualquer forma, é preciso estar ciente de que muita coisa vai mudar. Além disso, é preciso ter consciência de que a rotina de antes da maternidade não voltará a existir tão cedo. Afinal, muita coisa mudou, não é mesmo?

Veja, agora, algumas considerações que podem lhe ajudar no preparo para a maternidade, somada à carreira:

1. Mudanças na rotina de trabalho

Sabe aquelas horas extras que você costumava fazer? Pois bem, podem ser que elas sejam interrompidas pela maternidade. Isso não quer dizer que ser mãe seja algo negativo, mas quer dizer que é preciso passar pelo processo de adaptação à nova vida.

Não fique se autocobrando demais. Se não é possível cumprir a carga de trabalho de antes, o melhor a se fazer é remodelar a rotina para encontrar a melhor organização.

2. A renúncia do trabalho em casa

Se você costumava trabalhar muito em casa, concluindo projetos importantes da empresa, ou mesmo tentando adiantar as coisas, cuidado para não se frustrar! Afinal, a maternidade impacta a vida profissional a partir do momento que não será mais possível manter a mesma rotina de antes – como comentamos acima.

Será preciso estabelecer prioridades: sua saúde, sua família e seu trabalho são prioridades. Em cima disso, é preciso desenvolver um plano que concilie, o máximo possível, todas essas esferas.

3. O cansaço da rotina de mãe e a produtividade

Uma mãe pode se sentir cansada com a nova vida. Isso faz parte do processo de transição. Não se culpe por isso. Da mesma forma, não se culpe se a produtividade decair um pouco – trata-se de um processo de adaptação. Respeite-se.

4. O medo de não ser suficiente em nenhuma área

O medo de não ser suficiente na maternidade e no trabalho também pode surgir. Trata-se de um “reflexo” natural da nossa mente. Estamos diante de algo novo e desconhecido, e isso pode gerar a ansiedade de que não daremos conta – porque ainda não sabemos como é.

De qualquer forma, isso não quer dizer que seja verdade. Você pode muito bem dar conta de tudo, desde que não fique romantizando a maternidade e aprenda a se organizar de uma maneira respeitosa para consigo mesma.

5. Aprendizagens importantes

A maternidade impacta a vida profissional a partir do momento que também se torna uma inesgotável fonte de conhecimento. Aprendemos sobre gestão, organização, conflitos interpessoais, inteligência emocional… Então por que não usar isso tudo ao nosso favor, não é mesmo?

Boa sorte nas suas descobertas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.