Autocuidado para mulheres mães – Dicas!

autocuidado para mulheres mães, muitas vezes, acaba sendo negligenciado. Como ainda vemos muitas mães sobrecarregadas com trabalho, estudo e atividades domésticas, o autocuidado acaba se tornando o privilégio de poucas – embora não devesse ser assim.

Por isso, trouxemos algumas considerações que podem lhe ajudar, ao menos um pouquinho, a começar a pensar um pouco mais na sua saúde e bem-estar. Confira no decorrer deste conteúdo.

Dicas de autocuidado para mulheres mães

Praticar o autocuidado para mulheres mães é fundamental para manter a qualidade de vida. Quando deixamos de cuidar de nós mesmos, uma série de questões podem começar a surgir. Afinal, se estamos nos deixando de lado, quem cuidará da nossa alimentação? Do nosso sono? Da nossa saúde? Pense sobre isso!

Além disso, considere refletir com a gente sobre as questões abaixo:

1. Sua saúde é prioridade

Infelizmente, muitas funções da parentalidade recaem mais fortemente sobre as mães. Isso faz com que muitas mulheres acabem deixando a própria saúde de lado, apenas com foco no que é relevante e importante para o filho. Porém, é necessário ter em mente que a saúde da mãe é tão importante quanto a de qualquer outro membro da família.

Por isso, buscar manter visitas regulares no médico e dentista, por exemplo, são comportamentos de autocuidado para mulheres mães.

2. Construa a sua rede de apoio

A rede de apoio está relacionada com aquelas pessoas que podem dar algum suporte para a mãe, em momentos diversos. É o caso de deixar a criança com a amiga para tomar um banho demorado, dar uma volta sozinha, resolver pendências, ou, simplesmente, descansar.

Essa rede de apoio faz toda a diferença na vida da mulher. Por isso, pensar sobre quem poderia fazer parte dessa rede é uma forma de construir um caminho mais promissor para as práticas de autocuidado.

3. Seu parceiro(a) não ajuda, divide tarefas

Outra dica de autocuidado para mulheres mães é a de pensar que o seu parceiro ou parceira não está ali para “ajudar”, apenas. Ele ou ela está ali para dividir tarefas que também são obrigação dele(a).

Muitas vezes, por questões de crenças mesmo, a mulher pode acreditar que o marido ou a esposa está apenas “ajudando”, e não compreende que a única coisa que o outro não pode fazer é amamentar o bebê. As demais atividades podem ser feitas pelo parceiro ou parceira, o que significa que é fundamental conversar sobre essa divisão para não sobrecarregar ninguém.

4. Separe um momento para os seus hobbies

Um momento para os hobbies também é bem interessante. Afinal, trata-se de um momento de descontração, bem-estar, prazer e diversão. Para colocar essas atividades em prática, conte com a rede de apoio ou peça para o parceiro ou parceira cuidar do filho por alguns momentos. Até porque, mais tarde, quem cuidará dele é você para que o outro também tenha momentos de hobby, compreende?

5. Invista em hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis fazem a diferença na vida de qualquer pessoa. Portanto, cuide do seu sono, da sua alimentação e procure manter uma vida ativa. Tudo isso pode contribuir para a sua qualidade de vida.

Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.