Inteligência emocional, maternidade e trabalho: Qual a relação?

A relação entre inteligência emocional, maternidade e trabalho pode ser percebida a partir de diversos pontos de vista. Você só precisa estar disposta a fazer uma autoanálise profissional, visando entender como essas três esferas caminham juntas no dia a dia.

Para lhe ajudar nessa análise de si, fizemos este guia com uma série de sugestões. Acompanhe e saiba mais!

Descubra a relação entre inteligência emocional, maternidade e trabalho

A relação entre inteligência emocional, maternidade e trabalho é muito forte. Quando cuidamos da nossa saúde emocional, a maternidade se torna algo mais leve. Consequentemente, o trabalho tende a se encaixar melhor na rotina.

Da mesma forma, quando não temos um bom equilíbrio emocional, caímos no erro de buscar a perfeição na maternidade, por exemplo. Isso sobrecarrega e também “rouba” o bem-estar no trabalho.

A seguir você entenderá um pouco mais esses pontos:

1. Sobrecarga de tarefas

Quando não entendemos as nossas emoções, podemos negligenciá-las na maior parte do dia. Isso faz com que aquela angústia causada pelo excesso de trabalho seja deixada de lado. Logo, a sobrecarga de tarefas começa a aparecer: tentamos ser funcionárias/chefes e mães perfeitas, criando uma rotina extremamente pesada e desgastante para nós.

2. Relações interpessoais

As relações interpessoais também podem ser impactadas com a relação entre inteligência emocional, maternidade e trabalho. Sabe por quê? Porque quando não cuidamos das nossas emoções, a relação mãe e filho pode ficar conturbada. Essa relação “inadequada” pode escorregar para o ambiente de trabalho, sobrecarregando a forma como você lida com os seus colegas.

Em contrapartida, cuidar da saúde mental e das próprias emoções ajuda você a compreender melhor o seu filho, seus colegas e, claro, você mesma.

3. Autoconhecimento e respeito a si mesma

A inteligência emocional só nasce quando praticamos o autoconhecimento. E ao praticar esse conhecimento de si, também aprendemos a respeitar quem somos. Entendemos nossos limites e forças, assim como reconhecemos habilidades e defeitos.

Consequentemente, passamos a lidar melhor com as coisas em nossa volta, incluindo a maternidade e o trabalho.

4. Capacidade de lidar com adversidades

A inteligência emocional, maternidade e trabalho estão envolvidos a partir do momento em que um permite que o outro lide melhor com as adversidades da vida.

Isto é, quando uma mulher mãe e trabalhadora conhece melhor as suas próprias emoções, ela consegue lidar melhor com os desafios da maternidade e do trabalho.

5. Rotina que prioriza o bem-estar e evita gatilhos desnecessários

Cuidar da inteligência emocional e respeitar os seus limites enquanto mãe e colaboradora também pode lhe ajudar a priorizar o bem-estar e a evitar gatilhos desnecessários.

Muitas vezes, permitimos que o estresse e a ansiedade entrem em nossa vida simplesmente porque ficamos diante de gatilhos emocionais que talvez não fossem tão necessários assim.

Logo, acabamos sobrecarregando nossa saúde e o nosso bem-estar, colocando-nos diante de situações difíceis e desnecessárias.

Por isso, comece a pensar mais na relação entre inteligência emocional, maternidade e trabalho. Cuide da sua inteligência emocional, respeite as suas emoções enquanto mãe e aprenda a lidar com  o que você sente no trabalho.

Ambas as esferas que citamos caminham lado a lado – e não são fragmentadas. Ter isso em mente ajuda a cuidar ainda mais da saúde mental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.